Judaismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Judaísmo
O judaísmo é a mais antiga religião monoteísta conhecida, entretanto é a que possui o menor número de seguidores atualmente, os quais são presentes em maior quantidade em Israel. Ojudaísmo acredita que o Deus, criador de tudo, fez dos hebreus o povo escolhido e os conduziu à terra prometida, Israel; Deus então manifestou suas regras no Torá, o livro sagrado dos judeus.

Os judeusno antigo regime
No antigo regime, com o absolutismo, mercantilismo e outros ísmos mais, o papel dos judeus era servir aos senhores coletando impostos. Os judeus se encaixavam perfeitamente nessepapel por não poderem aspirar a cargos de maior importância. Seu status social era ambíguo, porque, pelas classes sociais mais baixas, eles eram a elite, enquanto nas classes elevadas eram consideradosinferiores, sujos.
Portanto, os judeus eram "escudos" da nobreza contra a revolta do povo, já que estes descontavam seu ódio pela exploração nos cobradores, no lugar dos verdadeiros exploradores. Nofim, eles eram desprezados pelos dois lados.

Os judeus na era moderna
Após o término do antigo regime, o povo judeu, passou a ascender socialmente, tanto através do dinheiro quanto pela ocupaçãode cargos de prestígio. Eles passaram a se tornar, realmente, parte da elite, parte da sociedade. Essa rápída ascensão provocou grande desconforto, sendo mal vista pela sociedade em geral, jáalimentados pela insegurança gerada pela quebra do antigo regime.
Os judeus, por conseguinte, continuaram sendo objeto de ódio e desconfiança da população, a qual precisava despejar suas preocupações,dúvidas e medo do fim do antigo regime e início da modernidade.

Hitler e o holocausto
Esse clima de anti-semitismo continuou até muito recentemente e atingiu seu apogeu quando Hitler, após terfracassado na tentativa de um golpe e ser mandado para a cadeia, escreve sua autobiografia "mein kempf" (minha luta), culpando os judeus pelos problemas da Alemanha, descrevendo-os como uma raça inferior...
tracking img