Judaismo x islamismo x cristianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JUDAÍSMO x CRISTIANISMO x ISLAMISMO

Autor: Edson Osni Ramos

.As brigas dos islâmicos com os ocidentais cristãos e, mais tarde, com os judeus, arrasta-se desde o século VIII, quando a Península Ibérica foi conquistada pelos sarracenos. Depois, as Cruzadas entre os séculos XI e XIII e a conquista do Império Bizantino pelos turcos otomanos, nos séculos XIV e XV, só agravaram as desconfianças edesavenças.

Hoje, assim como o cristianismo abrange regiões muito além daquelas onde viveram Jesus Cristo e os apóstolos, o islamismo expandiu-se muito além da Península Arábica, onde surgiu como uma nova religião. A Indonésia, por exemplo, o país com a maior população islâmica do planeta, não é constituída por árabes.

As três religiões originadas no Oriente Médio, o Judaísmo, oCristianismo e o Islamismo, possuem semelhanças e diferenças. Aliás, mais semelhanças do que diferenças. Todas são monoteístas (um só Deus); possuem livros sagrados (Torá, Bíblia Sagrada e Alcorão, respectivamente) e pregam justiça social e respeito e amor ao próximo.

Todas apregoam uma vida além da morte. Existem profetas e lugares que são comuns a todas elas: Jerusalém é uma cidade sagrada tanto parajudeus como para cristãos e mulçumanos (seguidores do islã).

Abraão é um dos profetas das três religiões (os muçulmanos traduzem Abraão para Ibhrain).

Todas condenam o suicídio como um pecado mortal.

A palavra judeu deriva de Judéia, nome de uma parte do antigo reino de Israel. Judaísmo reflete essa ligação. A religião é ainda chamada de "mosaica", pois Moisés (séc. XII a.C.) é consideradoum de seus fundadores.

O Estado de Israel define judeu como "alguém cuja mãe é judia e que não pratica nenhuma outra fé". Aos poucos essa definição foi ampliada para incluir o cônjuge.

O judaísmo não é apenas uma comunidade religiosa, o termo judeu tem conotações étnicas, porém estas são inexatas. Existem judeus de todas as cores de pele, desde os loiros da Europa Oriental até os negros doMarrocos e da Etiópia .

A lei está contida no livro sagrado "Torá"; a tradição no "Talmude" e o dia sagrado é o sábado (Shabat). O judaísmo é a religião revelada. Deus a revelou através dos profetas.

Segundo o judaísmo, Deus se revela pela sabedoria e harmonia que encontramos no mundo.

O islamismo, fundado por Maomé (622 d.C.) também apregoa a existência de um só Deus, poderoso e absoluto.Segundo o "islã", tudo está previamente previsto e marcado. Deus é bom e juiz, manda os bons para o céu (jardim de delícias, onde há leitos artisticamente trabalhados, bebidas que embriagam, carnes de pássaros e virgens apaixonadas), e o maus, para o inferno (onde existe vento que queima, escuridão e fumaça).O dia sagrado é a sexta-feira.



O cristianismo é a filosofia de vida que maisfortemente caracteriza a sociedade ocidental. Aquilo que, inicialmente, era apenas uma seita dentro do judaísmo, tornou-se uma religião e uma crença universal. Há dois mil anos permeia a história, a literatura, a filosofia, a arte e arquitetura da Europa. Conhecer o cristianismo é pré-requisito para compreender a sociedade e a cultura em que vivemos.

A Bíblia é o livro mais lido do mundo, hoje e emtoda história.

Deus é o criador, criou o céu e a Terra, e Jesus Cristo é seu filho.

Para o cristianismo o dia sagrado é o domingo.

Extraídos de : http://professor-cebola.blogspot.com.br/2010/10/judaismo-x-cristianismo-x-islamismo.html















































JUDAÍSMO

= Tem a “TORÁ” ( Pentateuco ) como Livro Sagradode regra de Fé e de Prática

= Pratica o Jejum e a Oração como forma de Santificação e Arma contra o Mau

= Tem a Circuncisão como a principal prática de identificação com a Religião ( Gn 17: 9 a 14 )

= Não considera JESUS como Profeta, e, sim como um Impostor, mas vai reconhecê-lo em breve (Ap 1: 7 ).

= Tem a Cidade de Jerusalém como a sua Cidade Sagrada de Adoração a Deus (João 4:...
tracking img