Judaismo e islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Há mais 50 anos este termo (Judeus X Muçulmanos) vem sendo utilizado indiscriminadamente para designar este conflito que nos parece secular.
Para compreendermos a situação é preciso que saibamosidentificar alguns termos que muitas vezes passam desapercebidos , tais como :
> NAÇÃO : Grupo de indivíduos ligados por uma característica cultural e um passado histórico em comum.



>ESTADO/PAÍS : Estrutura política das nações que envolve território , soberania , nacionalismo.
O Judaísmo e o Islamismo (muçulmanos) são religiões extremamente pacifistas e fraternas , ambas , juntamente com ocristianismo , formam-se a partir de uma única origem : Os Semitas (Abraão).
Usar o termo Judeus X Muçulmanos é tendencioso ou incorreto, já que somente os grupos radicais fundamentalistas tentamjustificar seus atos violentos através de princípios religiosos. O objetivo da disputa é o território, o espaço (que desde a criação do Estado Moderno por Maquiavel é o principal motivo dos conflitos).A luta é por território e, por um bem mais precioso e vital que o petróleo: Água.
A disputa é pela bacia do Rio Jordão.
Assim, de um lado, nós temos um Estado (Israel) que luta para manter e ampliarseus domínios, e do outro, temos uma nação que também luta pelo espaço tentando conseguir força política para criação de seu país.
Portanto o nome correto do conflito é Israel X Palestina.Um Breve Histórico Das Duas Religiões







O Islamismo
Religião monoteísta baseada nos ensinamentos do profeta Maomé, tendo por base o Judaísmo e o Cristianismo e comolivro sagrado, o Alcorão. A palavra islamismo vem de ISLÃ (submissão à vontade de Deus) e seus seguidores são chamados de muçulmanos (muslim, em Árabe, aquele que se submete a Deus).
A península arábica,berço do islamismo, era habitada por tribos isoladas e nômades beduínos, que viviam da atividade criatória e do comércio. É nesse contexto, que nasce Maomé (570/632). Este, após ter uma visão com...
tracking img