JUCELINO KUB

887 palavras 4 páginas
Juscelino Kubitscheck

Juscelino Kubitscheck filho de família pobre do interior de Minas, onde seu pai era um caixeiro-viajante e sua mãe professora que ficou viúva ainda muito jovem com 28 anos de idade, teve criar sozinha seus dois filhos. Com muita dificuldade conseguiu estudar e se formar em medicina, atuando no hospital militar. Foi deputado federal, logo chegando a prefeitura de Belo Horizonte e eleito a Governador de Minas Gerais onde renunciou ao cargo para se dedicar a presidente.
Através de uma aliança política formada por 6 partidos, Juscelino foi eleito Presidente da República em 3 de outubro de 1955, COM A CAMPANHA “50 ANOS EM 5”, com 35,68% dos votos válidos, a menor votação de todos os presidentes eleitos de 1945 a 1960.
Plano de Metas
No começo de seu governo, JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lema era “cinquenta anos em cinco”. Pretendia desenvolver o país cinquenta anos em apenas cinco de governo. O plano continha um conjunto de 31 metas, incluindo a construção de Brasília a fim de torna-la capital do Brasil, que antes era o Rio de Janeiro, um audacioso projeto.

Desenvolvimento Industrial

Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior êxito. Abrindo a economia para o capital internacional, atraiu o investimento de grandes empresas. Foi no governo JK que entraram no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo, Ford, Volkswagen, Willys e GM (General Motors). Estas indústrias instalaram suas filiais na região sudeste do Brasil, principalmente, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e ABC (Santo André, São Caetano e São Bernardo). As oportunidades de empregos aumentaram muito nesta região, atraindo trabalhadores de todo Brasil. Este fato fez aumentar o êxodo rural (saída do homem do campo para as cidades) e a migração de nordestinos e nortistas de suas regiões para as grandes cidades do Sudeste.
A região Centro - Oeste também cresceu com a construção de Brasília
Também passou a

Relacionados

  • Contexto empresarial
    91529 palavras | 367 páginas