Juca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alunos: Celson Marcus Pasquali e Rhaíza Stella Meurer Turma: S41

1- Explique o que é choque elétrico e suas variáveis.
Choque elétrico é o reflexo que um ser vivo tem, à passagem de corrente elétrica.
Apenas será um choque elétrico se o sistema nervoso central reagir e detectar a passagem de corrente. Esta passagem de corrente poderá não ter nenhuma consequência posterior, porém podetambém causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou nos casos mais graves a morte.
As variáveis fazem com que as consequências de um choque elétrico sejam diferentes de caso para caso, exemplos de variáveis são a alimentação, se está a fazer ou não digestão, se o nível de transpiração é maior ou menor.

2- O que é impedância do corpo humano?
A impedância é a oposição que um circuito faz àpassagem de corrente elétrica. As principais variáveis que influenciam na impedância do corpo humano são:
Estado da pele: a maior resistência está na pele, diminuindo com a sudorese ou feridas na pele.
Local de contato: depende do trajeto que passa a corrente pelo corpo, por exemplo, de mão para mão, de mão para pé.
Área de contato: o aumento da área desenvolve também a resistência, porém,dependendo da intensidade, poderá aumentar a área de lesão.
Pressão de contato: quanto maior a tensão de contato, maior a resistência.
Duração de contato: quanto maior o tempo de contato, menor a resistência, porém, com o Efeito Joule haverá queimadura da pele, levando a reação imediatamente inversa.
Natureza da corrente: ocorrem alterações em razão da frequência aplicada.
Taxa de álcool: no caso daingestão de álcool, a resistência elétrica do corpo diminui.
Tensão elétrica do choque: a resistência do corpo diminui com o aumento do choque, ocorrendo maiores variações nos níveis mais baixos.

3- O que é aterramento elétrico, eletrodo de terra, resistência de aterramento?
A palavra aterramento refere-se à terra propriamente dita. O aterramento é o fio ou a barra de cobre enterrado,onde passa a corrente elétrica para o solo.
Quando se diz que algum aparelho está aterrado(ou eletricamente aterrado) significa que um dois fios de seu cabo de ligação está propositalmente ligado à terra. Ao fio que faz essa ligação denominamos "fio terra".
Eletrodo de aterramento é, por definição, uma parte da instalação elétrica que fica enterrada e, portanto, não tem influência direta noterceiro pino da tomada, seja qual for o padrão utilizado.
A resistência de aterramento é muito dependente da constituição do solo, sua umidade e temperatura, portanto pode apresentar grandes variações ao longo do ano.
Ainda, pressões devido a equipamentos pesados e até abalos sísmicos podem romper os cabos do sistema de aterramento, sendo necessário inspeções regulares.
A resistência de aterramentotambém pode apresentar variações de acordo com a frequência e intensidade das correntes injetadas, como por exemplo, para correntes de corrente contínua, a frequência industrial ou a alta frequência, comumente presentes em descargas atmosféricas.

4- O que é equipotencialização elétrica? E qual sua aplicação?

A equipotencialização é o ato de tomar-se medidas para fazer com que dois oumais corpos condutores de eletricidade possuam a menor diferença de potencial elétrico entre eles.
A equipotencialização é usada como forma de proteção elétrica de equipamentos e principalmente de pessoas, evitando que, em caso de uma falta em um equipamento elétrico ele não venha a causar choque elétrico em um indivíduo que inadivertidamente toque o mesmo pois o condutor de equipotencialização,também conhecido como condutor de proteção elétrica ou fio terra, "escoa" tensão que haveria na carcaça do equipamento onde a falta ocorreu, na forma de corrente elétrica para a terra, fazendo com que a diferença de potencial entre a pessoa e a parte energizada do equipamento esteja dentro dos valores suportáveis para aquela condição.
É a pratica de unificar convenientemente os eletrodos de...
tracking img