Jubia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Objetivo da contabilidade

“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica”. Conceito este,determinado em Setembro de 1924, tornando-se assim oficialmente uma profissão reconhecida, onde registra e controla todos os acontecimentos e realizações de uma empresa, inclusive as açõesadministrativas. Gerando assim no final de cada exercício, um relatório para controle de todos os processos para registro das ações e para tomas de decisões futuras. Por isso, tornasse imprescindível que osresultados sejam exatos.

2. Principais usuários e suas necessidades

Existem dois grupos de usuários, os internos e os externos. Vejamos quem são eles. Usuários internos: Os setores administrativos deuma empresa para tomadas de decisões que geram mudanças, assim como funcionários, para que saibam se vale a pena continuar na empresa, e para o proprietário, para analisar investimentos e acompanhar arentabilidade do negócio. Há também os usuários externos, sendo estes tais investidores, para uma análise de retorno de capitais; para clientes, a saber, os que fazem a empresa caminhar e precisamestar seguros dos negócios que fazem.

3. Demonstrações contábeis

Segundo a lei 6404/76, é obrigatória a apresentação de relatórios contábeis, ou seja, um conjunto de informações geradas por umajunta administrativa anualmente. Estes relatórios são de vital importância para usuários internos e os externos de uma empresa. Isso é chamado de demonstrações contábeis. Citaremos aqui algumasdelas.
3.1. Balanço patrimonial: mostra a situação financeira e patrimonial da empresa (esteticamente); está composto por: Ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações e exigibilidade). Juntamente como patrimônio líquido, que representa os valores que os proprietários têm na empresa.
3.2. Demonstração do Resultado do Exercício(DRE): é a diferença entre recitas, custos e despesas, auxiliando...
tracking img