Juízo de fato e juízo de valor

Páginas: 2 (334 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
DIFERENÇA ENTRE JUÍZO DE FATO E JUÍZO DE VALOR

Maérlio Machado de Oliveira
Aluno do curso de Direito da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
Visite minha página: www.alumac.com.br/maerlio.htmQuando dizemos: "Está chovendo", estamos falando de uma constatação, dessa forma, o juízo proferido é um juízo de fato.
No entanto, se dissermos: "A chuva é boa para as plantas", estamosinterpretando e avaliando o acontecimento. Nesse caso, proferimos um juízo de valor.
Juízos de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e por que são.
Juízos de valor, ao ver de cadaum, avaliam pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos, estados de espírito, intenções e decisões como bons ou maus, desejáveis ou indesejáveis. Portanto é um argumento sem análise,ideológico e até chega a ser imoral como asseverou Max Weber.
Os juízos éticos de valor nos dizem o que são o bem, o mal e felicidade. Enunciam também que atos, sentimentos, intenções e comportamentossão condenáveis ou incorretos do ponto de vista moral.
Percebemos ao que foi dito que, senso moral e consciência moral são inseparáveis da vida cultural, uma vez que esta define para seus membros osvalores positivos e negativos que devem respeitar ou detestar.
Por sua vez, a Cultura nasce da maneira como os seres humanos interpretam-se a si mesmos e as suas relações com a Natureza,acrescentando-lhe sentidos novos, intervindo nela.
Dizer que a chuva é boa para as plantas pressupõe a relação cultural dos humanos com a Natureza, através da agricultura. Considerar a chuva bela pressupõeuma relação valorativa dos humanos com a Natureza, percebida como objeto de contemplação.
Freqüentemente, não notamos a origem cultural dos valores éticos, do senso moral e da consciência moral,porque somos educados (cultivados) para eles e neles, como se fossem naturais, existentes em si e por si mesmos.
Para garantir a manutenção dos padrões morais através do tempo e sua continuidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Juizo de Fato e Juizo de Valor
  • Juízos de fato e juízos de valor
  • Juízo de fato e juízo de valor
  • Juízos de realidade (de fato) e juízos de valor
  • Juízo de fato x juízo de valor
  • Juizo de fato e valor
  • Juizo de fato e de valor
  • Aplicação prática e teórica de juízo de fato e juízo de valor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!