Jskzkzkz

8098 palavras 33 páginas
Violência, poder e direitos humanos
Luís Antônio Francisco de Souza*

Introdução
Nesta aula, partindo das obras de Michel Foucault, Hannah Arendt e de Giorgio Agamben, vamos fazer uma distinção entre violência e poder, ressaltando a importância dos direitos humanos. O tema violência tem se tornado objeto de muitas discussões e, assim, tem sido apreendido por várias disciplinas distintas, tais como Psicologia, Medicina social, Psiquiatria, Direito e Criminologia. Na presente aula, devemos ressaltar a importância da abordagem sociológica para o problema, mesmo que para isso seja necessário nos apoiar nas contribuições de autores tão diversos como os indicados acima.
Também faremos uma reflexão sobre o contexto atual em que há aumento das tensões e dos conflitos sociais que tendem a legitimar maior poder punitivo do Estado, ao mesmo tempo em que deslegitimam as conquistas relacionadas às liberdades políticas. Em outros termos, segundo Zygmunt
Bauman, o suposto ou real crescimento da violência e da insegurança está forçando as pessoas e a sociedade de uma forma geral a abrirem mão das conquistas da democracia consubstanciadas nas liberdades políticas em troca de uma suposta garantia do Estado e de setores privados para seus bens, incluindo a vida e o patrimônio.
Procuramos ressaltar o papel da democracia como antídoto contra a violência e da sociedade civil no controle democrático das políticas públicas, apresentando um resumo das estratégias de enfrentamento da violência do Estado e das instituições públicas. Pretendemos destacar a persistência de amplos espaços de incivilidade na sociedade brasileira atual, em que a violência parece ser legitimada e ganha cada vez mais espaço tanto na vida cotidiana como na cobertura da mídia.
* Doutor e Mestre em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

10

|

Sociologia da Violência e do Controle Social

Em nossa época, parece que a violência

Relacionados