Jphp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tensoativos



Introduçâo

Os tensoativos, também chamados de surfactantes, são substâncias que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos. Quando utilizados na tecnologia doméstica são geralmente chamados de emulgentes, ou seja, substâncias que permitem conseguir ou manter a emulsão.São feitos de moléculas na qual uma das metades é solúvel emágua e a outra não.
Substâncias tensoativas são ingredientes importantes em muitos produtos industrializados e possuem um papel de destaque em vários processos industriais. Além de sua presença em produtos de limpeza (detergentes, sabões, amaciantes de roupa, entre outros) e de higiene pessoal (shampoo, sabonete, pasta de dente, etc.), tensoativos naturais ou sintetizados pelo homem encontram usoem quase todos os ramos da produção industrial, como por exemplo: indústrias de alimentos, químicas, têxteis, de corantes, de tintas, de fibras, de processamento mineral, de plásticos, de produtos farmacêuticos e de agroquímicos. Substâncias tensoativas são também vitais em muitos sistemas biológicos. Por exemplo, tensoativos conhecidos como lipídeos formam o principal componente das membranascelulares, as quais devem a estes a sua estrutura.
Os compostos tensoativos ou simplesmente tensoativos são substâncias anfifílicas, ou seja, possuem em sua estrutura molecular grupos com características antagônicas. Em todas as moléculas tensoativas há um grupamento polar que possui afinidade por água (e, também por outros compostos polares), denominado grupo hidrofílico. Na mesma molécula hátambém o chamado grupo hidrofóbico, que por sua natureza apolar, não possui afinidade por água, mas possui por substâncias oleosas (ou, de uma maneira geral, substâncias apolares), sendo chamado muitas vezes de grupamento lipofílico. Todos os agentes tensoativos são constituídos, portanto, de moléculas que exibem duas porções estruturais distintas que manifestam tendências opostas de solubilidade.FENÔMENOS DE SUPERFÍCIE



Tensão Superficial

Capilaridade


Viscosidade

Em circunstâncias particulares de nosso cotidiano, uma série de fenômenos físicos relacionados com os líquidos em equilíbrio, aparentemente contradizem a lei fundamental da hidrostática e, como decorrência, parecem também negar as demais leis que explicam as propriedades dos líquidos emequilíbrio. São os fenômenos de superfície.
A importância dos fenômenos de superfície vai muito além da curiosidade que, eventualmente, poderão despertar. Eles apresentam um conjunto de aplicações, algumas delas diretamente ligadas ao nosso dia-a-dia e, outras, fazendo parte do processo de vida de organismos vegetais e animais.
 
Você, provavelmente, não terá por enquanto explicações muito elaboradaspara os mesmos. Poderá, mesmo assim, emitir sua opinião a respeito de alguns destes fenômenos como os que estão sendo a seguir citados.

A Lei de Arquimedes diz que, um corpo mais denso que o um líquido, afunda no mesmo, pois terá um peso maior que o empuxo por ele recebido. sabendo que a massa específica do aço é cerca de 7,8 vezes maior que a massa específica da água, você arriscaria afirmarque uma agulha poderá não afundar neste líquido? E que alguns insetos podem caminhar sobre a água?
Sabe-se que os líquidos em equilíbrio assumem a forma dos recipientes que os contém. No entanto, ao caírem algumas gotas de água sobre uma superfície encerada, ao invés de se espalharem de acordo com a previsão das leis do equilíbrio, elas assumem uma forma quase esférica.

Do mesmo modo, as gotasde mercúrio que rolam numa superfície plana, também mostram que os líquidos podem ter forma própria. Como se explica tais contradições?
No estudo das condições de equilíbrio dos líquidos, contidos em recipientes, afirmou-se que a superfície livre dos mesmos é plana e horizontal. Por outro lado, você já observou como fica a superfície livre da água numa proveta ou no tubo em U? Ou, ainda, como...
tracking img