José saramago: os sinos dobram / este mundo da injustiça globalizada - ernest miller hemingway, na visão do pensador montesquieu.

886 palavras 4 páginas
José Saramago: OS SINOS DOBRAM / ESTE MUNDO DA INJUSTIÇA GLOBALIZADA - ERNEST MILLER HEMINGWAY, na visão do pensador Montesquieu.

Em seu texto sobre: Os sinos dobram; Este mundo da injustiça globalizada, José Saramago nos conta um relato sobre uma aldeia onde nela havia um sino. Sino este que era tocado várias vezes durante o dia, salvo em ocasiões específicas, como o falecimento de algum membro da comunidade, onde o sino tocar uma vez durante o dia deveria ser algo normal, porém não o foi, pois ele se dobrava de forma melancólica, como se alguém tivesse vindo a falecer. Foi a morte da justiça, que morreu e continua morrendo todos os dias.
Em um texto descritivo, onde é relatado um momento da aldeia, Saramago nos faz entender de forma simples e totalmente alusiva a realidade de séculos atrás e como ela ainda é uma forma de realidade na atualidade. Em poucas páginas de um texto totalmente agradável.
Na rápida passagem que Saramago faz ao texto de Hemingway, ele nos mostra como mesmo em épocas passadas, conceitos como a democracia já estavam sendo pensados desde o feudalismo, como Montesquieu em sua obra “Os espíritos das Leis” onde observa que existem três tipos de governo: o democrático, o monárquico e o despótico, e, ainda, afirma ser o republicano o tipo de governo em que o povo — como um todo ou uma parcela dele — possui o poder soberano.
Para Saramago, a justiça continuou e continua a morrer todos os dias,e cada vez que morre é como se ela nunca tivesse existido para quem nela confia. E podemos ver a aldeia como o tamanho de um mundo, pois que nunca saiu de sua cidade, o mundo dela é aquele tamanho, suas realidades e noções de sociedade se resumem a claramente muito pouco perto de tudo que pessoas que tiveram oportunidades de ter o saber. O papel dos sinos na aldeia, hoje transpassado tantos séculos, pode-se dizer que hoje tomaram corpo, e são vozes que espalham e ecoam cada vez mais fortes como movimentos de resistência em busca de uma justiça

Relacionados