JOSUE DOS SANTOS TIAGO 9525401473 segundo semestre segundo bimestre EJA

2183 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS LICENCIATURA INGLÊS
PORTUGUÊS.
JOSUE DOS SANTOS TIAGO
RA-9525401473
DESAFIO PROFISSIONAL:
HISTÓRIA DO EJA
(EDUACAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS)
DICIPLINAS:
LTR - Direitos Humanos
LTR - Teoria Literária
LTR - Teorias do Letramento

Tutora: Elizângela Jara
OSASCO - 2015
OBJETIVO DO DESAFIO
Levantar o histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil bem como promover a reflexão crítica sobre a atuação dos docentes e o impacto positivo gerado pela educação na vida de alunos que concluíram os estudos nesta modalidade de ensino. Constituir entrevista com Docentes e Alunos listados abaixo dividindo em questões.
INTRODUÇÃO
A força que tive de compreender melhor minha prática e seu contexto para tentar realizá-la de maneira mais satisfatória me orientou a seguir em frente com meus estudos para que um dia, lecionasse para esses inestimáveis guerreiros que são, sem duvida, os alunos do EJA. Uma experiêcia que me levará à docência com a certeza de que farei a diferença para mim e para os meus futuros alunos. Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil é uma busca permeada de incertezas, que mostrou-me o quanto eu ainda precisava compreender a respeito, o quanto está escondido, implícito e carecendo de reflexão neste sentido.

PASSO 1 - UM POUCO DE HISTÓRIA
A Constituição de 1934 estabeleceu a criação de um Plano Nacional de Educação, que indicava pela primeira vez a educação de adultos como dever do Estado, incluindo em suas normas a oferta do ensino primário integral, gratuito e de frequência obrigatória, extensiva para adultos.
Educação de jovens e adultos (EJA), também conhecida como Ensino Supletivo, é a modalidade de ensino nas etapas dos Ensinos Fundamentais e Medio da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da Educação Básica em idade apropriada por qualquer motivo (entre os quais é frequente a

Relacionados