Josef hoffmann

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Josef Hoffmann (1870 - 1956 ), arquitecto austríaco, revolucionário intelectual pioneiro do movimento moderno e Arte Deco.
Hoffmann estudou arquitectura na Academia de Belas-Artes de Viena, Áustria,tendo como professores em arquitectura de Art Nouveau, Otto Wagner e Carl von Hasenauer , cujas teorias do funcional e do moderna influenciaram profundamente a sua obra. Ele ganhou o prémio Roma em1895 e no ano seguinte ingressou na Wagner Studio.
Em 1898, estabelece-se em Viena. Em 1897, inspirado por Mackintosh e a Escola de Glasgow, foi um dos fundadores com Gustav Klimt da associaçãorevolucionaria de artistas e arquitectos, a "Secessão de Viena". Em 1903, ele fundou com os arquitectos Koloman Moser e José Maria Olbrich, a Wiener Werkstätte ("Viena Workshop"), um conjunto de artistasque em 1905 com Hoffmann e Klimt a liderarem, desenharam o Palais Stoclet na capital do Art Nouveu, Bruxelas.
Desejavam um novo renascimento para as artes, utilizando o abstracto e as formas puras parao desenho tanto de edifícios e mobiliário, como em trabalhos de vidro e metais. As obras de Hoffman combinam funcionalidade e simplicidade, produção artesanal com detalhes refinados e inovadores euma predilecção pela geometria.
O funcional com clareza e pureza resume a sua assinatura, mais tarde ele torna-se um importante precursor do Movimento Moderno e Art Deco. Um arquitecto e designeraltamente individualista. Os seus trabalhos foram uma combinação entre a simplicidade, produção artesanal e uma refinada estética ornamental. Ele morreu em Viena em 1956.
Hoffmann ficou conhecido comquatro moradias que concebeu em 1901 de volumes cúbicos e de contraste branco e negro, mas a sua obra prima foi o palácio Stoclet em Bruxelas (1905-1911) - residência de um importante banqueiro da época,que apesar de conter elementos decorativos típicos do estilo da "secessão vienense", aponta já caminho para as vanguardas modernistas das gerações vindouras. 
Após a Primeira Guerra Mundial,...
tracking img