Jose serra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução




Esse trabalho tem como objetivo analisar a vida de um dos candidatos a prefeito de uma das maiores cidades do mundo, São Paulo.

A prefeitura de São Paulo está sendo disputada por 12 candidatos, são eles:

Paulinho da Força – PDT

Soninha – PPS

José Serra – PSDB

Celso Russomano – PRB

Fernando Haddad – PT

Gabriel Chalita – PMDB

José Levy Fidelis – PRTBMiguel Manso – PPC

José Maria Eymael – PSDC

Ana Luiza Figueiredo – PSTU

Ana Capione Pìnto – PCO

Carlos Alberto Gianasi – Psol

Aqui iremos analisar alguns fatos da vida de José Serra, que ocupou o cargo de governador do estado de São Paulo, ja foi deputado federal constituinte, deputado federal, senador, prefeito da cidade de São Paulo e candidato a Presidencia da Republica por duasvezes, ocupou ainda os cargos de de secretário de Planejamento de São Paulo, ministro do Planejamento e Orçamento, ministro da Saude.

Porem antes de analisarmos o candidato, vamos entender o surgimento dos partidos políticos.






HISTORICO DO INICIO DOS PARTIDOS POLITICO


Atualmente, a legislação eleitoral brasileira e a Constituição, promulgada em 1988, permitem aexistência de várias agremiações políticas no Brasil. Com o fim da ditadura militar (1964-1985), vários partidos políticos foram criados e outros, que estavam na clandestinidade voltaram a funcionar.
Na época do Regime Militar, a Lei Falcão estabeleceu a existência de apenas duas legendas: ARENA ( Aliança Renovadora Nacional ) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro ). Enquanto a ARENAreunia os políticos favoráveis ao regime militar, o MDB reunia a oposição, embora controlada. Felizmente, esse sistema bipartidário não existe mais e desde o início da década de 1980, nosso país voltou ao sistema democrático com a existência de vários partidos políticos. Atualmente existem 30 partidos políticos registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Veja abaixo a relação dosprincipais partidos políticos em funcionamento na atualidade, e um breve histórico:
PDT - Partido Democrático Trabalhista - Criado em 1981, o PDT resgatou as principais bandeiras defendidas pelo ex-presidente Getúlio Vargas. De tendência nacionalista e social-democrata, esse partido tem como redutos políticos os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Nestas regiões, tem o apóio de umasignificativa base eleitoral popular. A principal figura do PDT foi o ex-governador Leonel Brizola, falecido em 2004. O PDT defende como ideia principal o crescimento do país através do investimento na indústria nacional, portanto é contrário às privatizações.
PC do B - Partido Comunista do Brasil - Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil foi colocado na ilegalidade na épocado regime militar (1964 a 1985). Mesmo assim, políticos e partidários do PC do B entraram nas fileiras da luta armada contra os militares. O PC do B voltou a funcionar na legalidade somente em 1985, durante o governo de José Sarney. Este partido defende a implantação do socialismo no Brasil e tem como bandeiras principais a luta pela reforma agrária, distribuição de renda e igualdade social. Aprincipal figura do partido foi o ex-deputado João Amazonas.
PR - Partido da República - Criado em 24 de outubro de 2006 com a fusão do PL (Partido Liberal) e PRONA (Partido da Reedificação da Ordem Nacional). O Partido Liberal entrou em funcionamento no ano de 1985, reunindo vários políticos da antiga ARENA e também dissidentes do PFL e do PDS. O partido tem uma proposta de governo quedefende o liberalismo econômico com pouca intervenção do estado na economia. Outra importante bandeira dos integrantes do PR é a diminuição das taxas e impostos cobrados pelo governo.


DEM - Democratas - Antigo PFL (Partido da Frente Liberal) - O PFL foi registrado em 1984 e contou com a filiação de vários políticos dissidentes do PDS. Apoio e forneceu sustentação política durante os...
tracking img