jose amnuel

3346 palavras 14 páginas
José Manuel Costa Reis nasceu em Lisboa a 15 de Setembro de 1947. Frequentou o Curso Superior de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, de 1964 a 1969, e estudoucenografia no Teatro Nacional de S. Carlos, com Mestre Furiga. No cumprimento do Serviço Militar tirou o curso de fotografia e cinema dos Serviços Cartográficos do Exército, único no género então existente no País.
Profissionalmente trabalhou durante dois anos no Núcleo de Cinema do Instituto Português de Cinema, a par de uma intensa actividade como cenógrafo e figurinista, bem como tem trabalhado regularmente como pintor, decorador, ilustrador, tendo ainda desempenhado funções de director de arte, na produtora portuguesas (Panorâmica 35) durante 6 anos.
Em 1991 funda a sua própria empresa (a Visual Total) destinada a criar e produzir decoração de interiores e décors para publicidade e televisão.
Foi professor de cenografia no Chapitô, anteriormente, de 1992 a 2006 leccionou a disciplina de cenografia na Escola Profissional de Teatro de Cascais.
Juntamente com Jorge Salavisa cria no Teatro Municipal S. Luíz o "Ciclo Novos Vezes Nove" - "Actores" destinado a revelar novos talentos na área da representação.
Em 2006 é agraciado com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique por S.Exa. o Sr. Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.
Pelo seu trabalho ligado à área da criação de moda nos anos 70 ser considerado o primeiro estilista português, tal como hoje se entende o termo. [carece de fontes]
Desempenhou as funções de Director de Arte na T.G.S.A / (T.D.N SA). [carece de fontes]
Para Teatro[editar]
De Braços Abertos - Encenação Fernanda Lapa - cenários e figurinos. A Barraca. (1994)
Amor 68 - Autor e Encenador - Henrique Santana - figurinos. Teatro Sá da Bandeira (Porto)
Caixa de Pandora, de Fernando Amado - Encenação Norberto Barroca - cenários e figurinos. Casa da Comédia
Fando e Lis, de Arrabal - Encenação Norberto Barroca - cenários e figurinos. Casa da Comédia e Teatro Villaret

Relacionados