Jos Bleger Com Seus Estudos Sobre Psican Lise

623 palavras 3 páginas
José Bleger com seus estudos sobre psicanálise, psicologia, Grupos e Instituições, médico, psicanalista e professor. Sua intervenção tem como foco numa pespectiva política, em que político neste contexto entende-se como relação de poder que existem na rotina dos grupos e das classes sociais. Tendo como seu instrumento de trabalho ele próprio. Sua principal marca está na saúde mental e a psico-higiene nos grupos e nas atividades diárias.
Neste capítulo Guirado(1986), articula em três subtópicos algumas idéias de José Bleger, onde no primeiro ela busca falar sobre o psicólogo, a comunidade e a instituição: da conceituação da ciência e a intervenção. No segundo abrange sobre psicologia institucional: elementos para compreensão das relações instituídas. E no terceiro fecha o capítulo discorrendo sobre, da compreensão a postura psicanalítica.
O trabalho de Bleger deve ser compreendido como uma forma de ciência, e afirma que como a psicologia é uma ciência e a compreensão dos seres humanos, ele afirma novamente que existe uma necessidade de trabalho do psicólogo, em uma constante investigação de leis psicológicas, e fecha seu raciocínio quanto a psicologia como ciência, dizendo sobre a importância desta sair dos consultórios e dos limites terapêuticos para se abraçar uma nova realidade cotidiana, e será traçado como uma intervenção investigadora.
Passando a seguir esse fechamento de idéia, passa a descrever como seria essa função do psicólogo fora dos consultórios e ambiente terapêutico, dizendo que neste caminho existe a psico-higiene e a Psicologia Institucional.
Para melhor compreensão de Psicologia Institucional é preciso entender o que é Psico-higiene, que é compreendida como a busca de proporcionar condições para a vida e a saúde a nível dos grupos básicos de interação, como família,escola,trabalho e as atividades comunitárias. Após a compreensão de Psico-higiene, pode-se definir Psicologia Institucional como uma forma de intervenção psicológica com significação

Relacionados