JORNALZINHO DE FARMACOLOGIA

1129 palavras 5 páginas
BOLETIM INFORMATIVO

Corpo Editorial:
Coordenação geral: Profª Meriane P. Carvalho
Aluna :Leigmárcia Viana.
6º Período de Farmácia - Disciplina: Farmacognosia
Site: www.universo.edu.br - Email: farmacia13621n@hotmail.com
FITOTERAPIA
Os fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais. Eles são obtidos empregando-se exclusivamente derivados de droga vegetal (extrato, tintura, óleo, cera, exsudato, suco, e outros). Não é objeto de registro como medicamento fitoterápico, planta medicinal ou suas partes, após processos de coleta, estabilização e secagem, podendo ser íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada.
Os fitoterápicos, assim como todos os medicamentos, devem oferecer garantia de qualidade, ter efeitos terapêuticos comprovados, composição padronizada e segurança de uso para a população.
A eficácia e a segurança devem ser validadas através de levantamentos etno-farmacológicos, documentações tecnocientíficas em bibliografia e/ou publicações indexadas e/ou estudos farmacológicos e toxicológicos pré-clínicos e clínicos. A qualidade deve ser alcançada mediante o controle das matérias-primas, do produto acabado, materiais de embalagem, formulação farmacêutica e estudos de estabilidade.

Referencia: http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/fitoterapicos/definicao.htm

OS BENEFÍCIOS DA ARNICA
Seus poderes são conhecidos desde a Idade Média - a arnica (Arnica montana) é originária das regiões montanhosas do norte da Europa e desde tempos remotos é usada na cicatrização de ferimentos graças às suas propriedades regeneradoras de tecidos. Em aplicações mais específicas, é também indicada para combater febres, hemorragias, desinterias, infecções renais, inflamações oculares, problemas circulatórios e cardíácos.1
Nomes populares: Arnica
Família: Asteraceae
Nome científico: Arnica Montana L.
Partes utilizadas: Flores secas.2
Os mais idosos certamente conhecem os poderes da arnica: há uns bons anos, não havia "farmácia caseira" que não

Relacionados