jornalist, writer, script-writer, english-portuguese translator

1460 palavras 6 páginas
“Uma ficção” retrata a história de um menino que cresce na cidade de São Paulo nos conturbados anos que antecedem o golpe militar de 1964, acompanhando a trajetória do narrador-protagonista durante sua juventude.
Tipicamente, esse é um período de mudanças e descobrimentos de novos aspectos da vida, não sendo raro que essas experiências se deem de formas oclusas, pois especialmente o desenvolvimento relativo a temas sexuais não é um tema aberto na sociedade, e não o era de maneira ainda mais acentuada naquela época, o que é fidedignamente retratado no romance, cuja personagemem que o narrador relata suas impressões imprecisas sobre o sexo oposto e a interação entre elesos sexos. Sendo essa uma experiência arquetípica, experimentada por todos, espera-se que o leitor possa se identificar com as peripécias do narrador durante seu crescimento. Mas, apesar disso, não é possível dizer que exista um conflito que leve ao que chamamos de arco do personagem, pois não há um desenvolvimento, ele continua o mesmo durante a narrativa, sendo uma personagem plana, o que não se espera de um protagonista. Essa falta de um conflito predominante dificulta que se crie empatia em relação a ele, pois não forja significado para os acontecimentos retratados, ou nem cria motivação para o prosseguimento da leitura.
O romance se desenrola com o narrador retratando episódios de seu cotidiano. Existem romances famosos que se desenvolvem como acompanhamento do dia-a-diadia a dia de seus narradores-protagonistas, alguns são diários de momentos cruciais da História, o que de certa forma se assemelha ao objetivo do autor dessa obra. O diário de Anne Frank, ou o Diário de Zlata, que retratam respectivamente o nazismo na Segunda Guerra Mundial e Sarajevo durante a dissolução da Iugoslávia, seguem esse modelo, tendo sido efetivamente escritos como diários durante esses períodos, mas o registro dos acontecimentos por autoras inusitadas torna a trama interessante por uma razão: elas vivem em

Relacionados