Jornalismo

Páginas: 2 (314 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
1. INTRODUÇÃO
Não é raro abrirmos os jornais todos os dias e nos depararmos com alguma notícia sobre assassinato, violência ou catástrofe. São acontecimentos os quais despertam atenção,rompem com o conceito de “normalidade” e conseguem se inserir no mundo das notícias como se não relatassem a vida em si, mas sim os momentos que fogem do padrão social estabelecido entre ossujeitos da sociedade (TRAQUINA, 2005, p. 96). É a quebra do feitiço da realidade, o fato que está fora das expectativas dos indivíduos sociais.
No entanto, esses temas ainda são maisproblemáticos quando relacionado às culturas e singularidade de determinados grupos sociais, já que existe o risco iminente de a imprensa, por meio do jornalista, produtor direto e mediador entre asociedade e o meio de comunicação, reproduzir e afirmar estereótipos preconceituosos presentes na sociedade, que, segundo Felipe Pena (2008), estão fadados a atingir as coberturasjornalísticas.
Para tanto, utilizaremos a Teoria da Representação Social, que surgiu no ano de 1961, na França, como um ramo da Psicologia Social, e tenta explicar como os atores sociais se organizampara “dar sentido ao mundo, entendê-lo e para nele encontrar o seu lugar, através de uma identidade social” (JOVCHELOVITCH, 2003, p. 63). A intenção é tentar compreender como os seres humanosestão inseridos dentro das próprias representações sociais e explicar, a partir da teoria, como os conteúdos jornalísticos constroem, destroem e influenciam a realidade e o comportamento doindivíduo enquanto sujeito social.
Vamos tentar compreender também a origem das religiões afro-brasileiras. O objetivo é tentar explicar que a história de marginalidade e exclusão as matrizesafricanas, fruto de uma época de escravidão, favorece a reprodução de estereótipos e preconceitos, os quais são explicados também pela Teoria da Representação Social.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • jornalismo
  • jornalismo
  • Jornalismo
  • Jornalismo
  • JORNALISMO
  • Jornalismo
  • Jornalismo
  • jornalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!