Jornalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I- COMUNICAÇÃO SOCIAL
Comunicação (comunicação social) é um campo de conhecimento académico que estuda a comunicação humana em sociedade. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.
A comunicação é um processo queenvolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efectuar algum tipo de trocainformacional.
No processo de comunicação onde está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedeia os locutores dizemos ter uma comunicação mediada informação.
O estudo da Comunicação é amplo, e sua aplicação é ainda maior. Para a Semiótica o acto de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidose reinterpretadas pelo receptor.
Hoje, é preciso pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa e comunicação pessoal e comunicação horizontal.

1.1- Formas e Componentes da Comunicação
Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio decomunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao repertório. Quanto à forma, a Comunicação pode ser verbal, não verbal e mediada.

1.2- Comunicação e Tecnologia
A comunicação humana se desenvolve em diversos campos dediferentes naturezas, dos quais podemos destacar dois enfoques distintos: a comunicação em pequena escala, e a comunicação em larga escala ou comunicação de "massa". Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens. A tecnologia passou a fazer parte da comunicação humana, assim como, passou aparticipar da maioria das actividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento.

1.3- Telecomunicação
As telecomunicações dizem respeito às distintas tecnologias de comunicação à distância (do prefixo grego tele, distante), como telegrafia, telefonia, radiodifusão, teledifusão e internet, entre outras, envolvendo transmissão de áudio (som), vídeo (imagens) e dados. Emtelecomunicação, o termo comunicação tem os seguintes significados:
1. Transferência de informação, entre usuários ou processos, de acordo com convenções estabelecidas entre uma ou várias pessoas ou máquinas em que cada qual pode ser "emissor" e "receptor" respectivamente, processo que geralmente pode "retroalimentar-se" pela relação entre eles.
2. A área da tecnologia à qual concerne a representação,transferência, interpretação e processo de dados entre pessoas, lugares e máquinas.

1.4- Comunicação de Massa
A Comunicação de Massa se dá pela disseminação de informações via jornais, rádios, TVs, Cinema, cartazes ou internet, reunidos num sistema denominado Mídia. Como os diferentes órgãos e empresas de comunicação mediam o diálogo (ou monólogo) entre as pessoas, são denominados meios decomunicação. O oposto à mediação seria a comunicação não-mediada, ou imediata. A Comunicação de Massa tem a particularidade de atingir grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor. A revolução das tecnologias comunicacionais no final do século XX propiciou uma fragmentação do alcance da comunicação, dando origem a um modelo de Comunicação Segmentada.

1.5-...
tracking img