Jornalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Degradação do meio ambiente - analisando a Rio + 20 ocorrida em no ano de 2012

Conforme o livro “Ecologia da Cidade” a origem do homem e sua tendência gregária “que gosta de ter a companhia de outras pessoas, sociável”, fundamentada inicialmente na constituição de famílias, com estreita interdependência entre seus membros. Desde a mais remota antiguidade, o homem constitui aldeias, seja emtorno de cavernas, seja em grupos, para maior facilidade de defesa ou divisão de trabalho. O tamanho desses grupos variava conforme as disponibilidades dos recursos ambientais.
São duas as principais possibilidades de modo de vida para o homem ele mora no campo e sobrevive de lavouras cultivando o solo extraindo alimentos para sua sobrevivência criando gados e outros animais. Outro tipo de vidacomercial que implica em intercambiar mercadorias, isto ocorre em cidades urbanas junto com este tipo de vivência constitui vários aspectos que tem que funcionar juntos, como armazenamento de alimentos, o conhecimento da ciência econômica e dos aspectos geográficos.
Deste conjunto de criatividade comercial surge a cidade e com ela os problemas, pois ela ainda continua a precisar do campo para suaalimentação humana, são dois fatores diferentes o campo produz matéria prima e a cidade consome o que produz no campo, pensar o inverso parece ser impossível.
O meio ambiente urbano começa a receber mais pessoas da área rural a partir da segunda guerra mundial, com a revolução das indústrias nas cidades, passa a ter um atrativo provocando a invasão de pessoas do campo migrando para as cidades,alguns sem preparos para trabalhar nestas indústrias, faltava educação e orientação, com isto foram construídos bairros sem estrutura de saneamento básico, com o passar do tempo muito acumulo de lixos sendo depositado em rios um exemplo o rio Tiete onde ainda hoje despejam a rede de esgoto muita vezes não tratados pelas industriais.
A necessidade do homem em querer produzir cada vez maisdesordenadamente contribui drasticamente, com a degradação ambiental o uso de agrotóxicos em lavouras para aumentar a produção de alimentos destruiu a cadeia alimentar, em 1970 fazia-se uma colheita de soja uma vez por ano hoje se faz quatro colheitas por ano, embora a tecnologia usada atualmente seja em tornar-se o solo com nutriente fazendo a forração depois da colheita, ainda se usa produtos químicos. Osecologistas e pesquisadores chegaram a uma conclusão que o homem tendo contato diretamente com esses produtos ocasiona sérios problemas de saúde, então várias intervenções foram feitas para a mudança do uso destes produtos (agrotóxicos).
A obrigatoriedade da vigilância no campo no cultivo de alimentos fazendo o mínimo uso possível de produtos químicos, ainda que usando o mínimo pode-se transferirnas mesas das famílias, causando doenças, portanto pensando em conservação do meio ambiente, não consiste somente em preservar o solo, matas, animais e florestas é necessário pensar na sociedade que faz parte deste conjunto da cadeia alimentar.
Não se pode pensar em crescimento sem agir com responsabilidade a todo custo em nome da economia, desmatando sem limites as florestas, agredindo todasas espécies existentes no planeta terra, transformando a produção industrial como se fosse o único fator relevante no crescimento existente para se integrar no contexto da globalização, deixando sua população para segundo plano, sem planejamento da economia social sustentável, considera-se um país desenvolvido quando questões social são discutidas e apresentando soluções para a qualidade de vidacaminhando junto com produções industriais responsáveis ser um país rico fazendo com que o povo de uma nação continue empobrecendo, morando em favelas, tendo contato com lixo e rede de esgoto a céu aberto transmitindo doenças contagiosas e sem direito a um sistema funcional de saúde é demonstrar que esta longe de alcançar país de primeiro mundo.
No livro “Silent Spring” (Primavera Silenciosa)...
tracking img