Jornalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este relativo jamais pode ligar dois termos idênticos; é erro, e dos grandes, dizer "O homem cujo (homem) eu vi". Cujo sempre indica posse, e pode ser desdobrado em um complemento que também indique posse: "Devemos socorrer João, cuja casa se incendiou" (a casa do qual). Claro é que o termo antecedente, isto é, o termo que vem antes do cujo, é sempre o possuidor, e o conseqüente a coisa possuída;daí a conclusão clara: O relativo cujo sempre une termos diferentes.Resumindo: O cujo exige 1°) Possuir antecedente e conseqüente diferentes. 2°) Poder converter-se em "do qual" (ou, conforme o número e o gênero do antecedente, em "da qual", "dos quais", "das quais". 3°) Indicar posse. Cujo admite - e exige - antes de si preposição, quando o verbo que se lhe seguir a exigir; assim, constitui erroredigir: " O homem cuja casa estivemos", porque "quem está, está 'em' casa", sendo o correto "O homem em cuja..." Somente quando o verbo posposto ao 'cujo' não exigir preposição é que o relativo 'cujo' deixará de vir antecedido de preposição: "O homem, cujo filho conheço...". Jamais devemos colocar artigo depois do relativo 'cujo' " A casa cuja a porta..."

Só sei que não vem artigo depois dapalavra cujo.
Ex: Esse é o livro cujo falei.

Repare que aí não entra o artigo porque esse cujo é um pronome relativo.

Portanto, não existe expressões CUJO O , CUJA A, por se tratar de um pronome relativo.

O cujo será pronome relativo se puder ser substituído pela palavra "que"

Ex: Esse é o livro que falei.
Esse é o livro cujo falei.

Reparou como deu para substituir?

A mesmaregra vale para as quais.
Ex: Essas são as professoras das quais falei. (pronome relativo)
Essas são as professoras de que falei. ( pronome relativo)

2) ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Uma oração subordinada adjetiva é aquela que possui valor e função de adjetivo, ou seja, que a ele equivale. As orações vêm introduzidas por pronome relativo e exercem a função de adjunto adnominal do antecedente.Observe o exemplo:
Esta foi uma redação bem-sucedida.
Substantivo Adjetivo (Adjunto Adnominal)
Note que o substantivo redação foi caracterizado pelo adjetivo bem-sucedida. Nesse caso, é possível formarmos outra construção, a qual exerce exatamente o mesmo papel. Veja:
Esta foi uma redação que fez sucesso.
Oração Principal Oração Subordinada Adjetiva
Perceba que a conexão entre a oraçãosubordinada adjetiva e o termo da oração principal que ela modifica é feita pelo pronome relativo que. Além de conectar (ou relacionar) duas orações, o pronome relativo desempenha uma função sintática na oração subordinada: ocupa o papel que seria exercido pelo termo que o antecede.
Obs.: para que dois períodos se unam num período composto, altera-se o modo verbal da segunda oração.
Atenção:Valelembrar um recurso didático para reconhecer o pronome relativo que: ele sempre pode ser substituído por:o qual - a qual - os quais -as quais Por Exemplo:Refiro-me ao aluno que é estudioso.Essa oração é equivalente a: Refiro-me ao aluno o qual estuda. |
Forma das Orações Subordinadas Adjetivas
Quando são introduzidas por um pronome relativo e apresentam verbo no modo indicativo ou subjuntivo, asorações subordinadas adjetivas são chamadas desenvolvidas. Além delas, existem as orações subordinadas adjetivas reduzidas, que não são introduzidas por pronome relativo (podem ser introduzidas por preposição) e apresentam o verbo numa das formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio).
Por Exemplo:
Ele foi o primeiro aluno que se apresentou.
Ele foi o primeiro aluno a se apresentar.
Noprimeiro período, há uma oração subordinada adjetiva desenvolvida, já que é introduzida pelo pronome relativo "que" e apresenta verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo. No segundo, há uma oração subordinada adjetiva reduzida de infinitivo: não há pronome relativo e seu verbo está no infinitivo.

Emprego e Função dos Pronomes Relativos
O estudo das orações subordinadas adjetivas...
tracking img