Jornalismo online

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jornalismo online e prática profissional: Questionamentos sobre a apuração e edição de notícias para web
Fabiana Puccinin1

Índice
* Jornalismo e Conhecimento
* O Jornalismo na Web

* Bibliografia
Resumo: Este artigo analisa o trabalho dos jornalistas das redações online a partir da preocupação com a rotina produtiva de portais e sites de notícias. Dado o fato de que os sitesrecebem informações das mais variadas fontes em diferentes, porque podem dispor dos recursos multimídia, busca-se refletir sobre a existência ou não da essência do trabalho jornalístico que é a apuração através das equipes de reportagem. Se o trabalho dos portais de conteúdo está restrito (ou não) à centralização do conteúdo produzido pelas mídias tradicionais, então é certo dizer que não hájornalismo nessas redações ou que uma nova forma de jornalismo surge a partir da prática online?
As transformações operadas no mundo do jornalismo a partir das possibilidades on-line tem remetido nossa reflexão mais imediata às mudanças promovidas pelas novidades tecnológicas que se põem desde então. Dessa maneira, examinar a produção online é sobretudo perceber o novo modus operandi da práticajornalística, resultante desse cenário inédito. Temos agora todas as mídias juntas, quais sejam, TV, rádio e jornal associadas ainda à instantaneidade e o fim do dead-line convencional; a interatividade em sua máxima potencialidade, promovendo o surgimento do novo paradigma comunicacional que, de massa (um para todos) passa a ser segmentado e interativo (um para um) dando reais possibilidades deconstrução ativa da informação pelo usuário; e a hipertextualidade explorando o fim dos limites de tempo e espaço ao qual estão submetidas as mídias convencionais, agregando por essa razão - pelo menos em tese - mais quantidade e sobretudo qualidade à notícia.
Tudo isso permite que, de certa maneira, comemoremos as novas possibilidades comunicacionais, em que pese o fato de não discutirmos aqui a restriçãodo acesso à Web, uma vez que essa seria pauta para outra discussão de semelhante importância e tamanho. Então, retomando a questão das vantagens advindas da tecnologia e sua apropriação pelo jornalismo na produção do que chamamos hoje de jornalismo online, temos um alargamento das possibilidades da prática jornalística e esse é o ponto chave de debate sobre o qual gostaria de propor a reflexão. Àpotencialização dos recursos não há correspondência exata do aprimoramento do fazer jornalístico.
Se de um lado acreditamos poder oferecer um produto mais elaborado e mais ricamente ilustrado no sentido amplo da palavra, tomando o fato de dispor de vídeo, áudio e gráficos, agregados ao texto da notícia, e se isso é, na realidade, eficazmente útil a quem dele se utiliza, por outro lado, toda essanova infraestrutura que serve à qualificação da notícia, pode não resultar exatamente num jornalismo de mais qualidade.
Na realidade, a questão parece localizada em um estágio anterior ao da produção on-line, ao que etimologicamente reporta a própria palavra jornalismo, associada essencialmente ao trabalho de buscar informações e tratá-las para que possam chegar ao público interessado de maneiracompreensível e interessante. Segundo Bahia:
A palavra jornalismo quer dizer apurar, reunir, selecionar e difundir notícias, idéias, acontecimentos e informações gerais como veracidade, exatidão, clareza, rapidez, de modo a conjugar pensamento e ação. É da natureza do jornalismo levar a comunidade, direta ou indiretamente, a participar da vida social.(09: 1990)
Então se percebe que na base detodo o trabalho jornalístico está a apuração de informações que se trata exatamente do cerne do trabalho de reportagem e sobre o qual se assenta toda a formação e prática jornalística. E é exatamente a partir daí que de forma mais contundente o jornalismo online parece não cumprir com a natureza do jornalismo.
Há, nas redações online um trabalho muito mais comumente orientado para o que os...
tracking img