Jornalismo na era da pblicidade

5861 palavras 24 páginas
Jornalismo na era da publicidade

RESENHA

MARSHALL, Leandro. O jornalismo na era da publicidade, São Paulo, Summus, 2003.

O livro Jornalismo na era da publicidade escrito por Leandro da Rosa Marshall, foi publicado em 2003, possui 172 páginas, o autor concluiu seu mestrado em 2000. Nesse trabalho o autor defende a tese de que a sociedade do capitalismo e do consumo tem quebrado o muro que separava jornalismo e publicidade, a publicidade está colonizando a linguagem jornalística, este livro analisa esse processo de transformação e quais são as suas consequências.
O livro é dividido em 5 capítulos, que de modo geral apresentam como o jornalismo foi aderindo á publicidade e como ele se tornou o que é hoje, nas seguintes divisões: Introdução, o jornalismo pós-moderno, história econômica da imprensa, a era da publicidade, a queda do muro, a estética da mercadoria e considerações finais.
O primeiro capítulo trata das mudanças do jornalismo na transição da modernidade para pós-modernidade, é divido em 11 partes, neste capítulo ele defende que o mundo da comunicação está envolvido diretamente com as mudanças da nova era, é ela que transmite as novas ideias e ao mesmo tempo é influenciada por elas. O novo estilo de vida faz da mídia uma espécie de promotora da cultura universal, e as expectativas que a sociedade coloca nela, fazem com que ela deixe de lado padrões muito valorizados antigamente.
O neoliberalismo tem influenciado todos os campos ligados ao jornalismo. Ao contrário do que se acreditava antes, a liberdade não veio quando o jornal passou a se sustentar, na verdade agora ele criou um novo tipo de dependência, para poder sobreviver o jornalismo teve que se render a lógica do mercado e do consumo, passando a agir como uma empresa, visando o lucro acima de tudo, para isso foi necessário modificar alguns valores para agradar ao público, para conseguir maior audiência, mas principalmente agradar as grandes forças econômicas e sociais, para conseguir lucro

Relacionados