Jornalismo investigativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA, IPA

CURSO DE JORNALISMO

Sandra Mara da Silva Costa

ANÁLISE DE NOTÍCIAS PUBLICADAS NO JORNAL CORREIO DO POVO SOBRE ACIDENTES CAUSADOS PELO USO EXCESSIVO DO ÁLCOOL

PORTO ALEGRE, 2009

Sandra Mara da Silva Costa

ANÁLISE DE NOTÍCIAS PUBLICADAS NO JORNAL CORREIO DO POVO SOBRE ACIDENTES CAUSADOS PELO USO EXCESSIVO DO ÁLCOOLMonografia apresentada ao Curso de Comunicação Social – Jornalismo com Ênfase em Gestão – do Centro Universitário Metodista, IPA, como requisito parcial para graduação, sob a orientação da Profª Dra. Maria Cristina Viñas Gomes da Silva.

PORTO ALEGRE, 2009

DEDICATÓRIA

AGRADECIMENTOS

SUMÁRIO

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

2 o que é jornalismo?

2.1 Conceito de notícia

2.2Newsmaking

2.2.1 Categorias substantivas

2.2.2 Espiral do silêncio

2.2.3 Pirâmide invertida

2.2.4 Conceito de nota

2.3 Agenda-setting

3 Lei SECA

4 ANÁLISE DAS MATÉRIAS

5 Considerações Finais

6 Referências

7 ANEXOS

7.1 Entrevista com o editor-chefe da editoria policial do jornal Correio do Povo Paulo Mendes

7.2 Clipagem das matérias selecionadas

RESUMO

Apresente monografia tem por objetivo investigar as características das notícias sobre acidentes de trânsito causados pelo uso excessivo de bebidas alcoólicas, tendo como ponto principal de análise o modo como são produzidas tais notícias e a forma como são apresentadas ao público leitor.

O referencial teórico apresenta questões relativas à prática do Jornalismo – sua concepção, estrutura eprodutos, cujos principais para a composição deste trabalho são a nota e a notícia.

Como metodologia foi utilizada a análise de conteúdo, utilizando-se como recursos de fundamentação as teorias do newsmaking – tratamento direto de notícia e noticiabilidade – e da agenda setting – tratamento que uma a notícia recebe em relação às demais –, bem como abordagens no que se refere aos aspectos qualitativose quantitativos das matérias.

Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma clipagem das matérias publicadas durante três meses na editoria policial do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, tendo como material complementar entrevista realizada com o editor chefe da citada editoria.

Como resultado se poderá avaliar se as notícias estão diretamente relacionadas a seus participantes,o impacto que tais notícias causam na sociedade e se essas estão de alguma forma intrínsecas no meio social.

PALAVRAS-CHAVE: Jornalismo, agenda setting, newsmaking, trânsito. 1 INTRODUÇÃO

O tema deste trabalho é a produção da matéria jornalística que enfoca acidentes de trânsito em cuja origem aparece a ingestão abusiva de bebida alcoólica. Terá como objeto de estudo as notas,notícias e reportagens coletadas num período de três meses na editoria policial do jornal Correio do Povo, observando-se, por meio da análise de conteúdo, os conflitos e a funcionalidade das formas de abordagem, a construção das matérias, as estratégias e as relações comunicativas e, por fim, os significados de fundo moral e ético que permeiam as produções jornalísticas que se debruçam sobre questõessociais.

A importância desse trabalho transcende sua condição de requisito para conclusão do curso. Pretende, acima de tudo, contribuir para o estudo das técnicas jornalísticas, especialmente no que tange aos discursos jornalísticos como dispositivos de construção social da realidade.

O trabalho será dividido em quatro capítulos. No capítulo 1, será apresentado o tema, que é aprodução da matéria jornalística, a partir da definição da área da Comunicação Social em que está inserida: o Jornalismo, seus conceitos, surgimento e justificativas, além de uma interface entre ambos.

No capítulo 2 vão-se abordar os conceitos de construção da notícia – newsmaking, agenda setting, espiral do silêncio, pirâmide investida, entre outros, fundamentados por utilizada e/ou...
tracking img