Jornal Virtiual

5442 palavras 22 páginas
Universidade Anhanguera – Uniderp
Pólo República – Belém- PA – Brasil
Curso Serviço Social

Ediany Gomes Ribeiro _ RA _ 422665
Grasiela Katrina Pantoja _ RA _444012
Jean Cléubia B.C Valeriano_ RA _ 410124
Maria liz do Socorro Nascimento Silva _RA_7929706133
Viviane da Silva Jaty Abreu _ RA_ 409945

Formação Social, Econômica e Política do Brasil.

Prof ª Maria Clotilde Bastos

Belém
Agosto de 2013

JCE JORNAL DE COMUNICAÇÃO ESTUDANTI

A ARTE A FAVOR DA HISTÓRIA
Na opinião da equipe as obras de Jean Debret, retratam com riqueza de minúcias o contexto do Brasil no sentido cultural, religioso e político, dos 15 anos que residiu aqui.
As representações históricas realizadas por ele são até hoje de grande valor, para pesquisadores e historiadores que buscam conhecer com mais exatidão o retrato passado do nosso cotidiano.

Baseado na litografia (a arte de trabalhar com gravuras) Debret expressa em seu livro ilustrado Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, repleto de detalhes na sua vivência na sociedade brasileira, relatando desde costumes simples como festas populares, alimentação, os costumes indígenas, até o sofrimento dos negros em poder de seus senhores.
Esse conceituado artista francês nos permite ainda hoje reviver o sofrimento da população escrava, que padeceu todo tipo de humilhação pela ganância humana.
Como indigna ver as imagens dos navios negreiros, abarrotados de pessoas em condições tão deploráveis.
E quão triste é ver o castigo e a vergonha posto sobre eles, nas mais banais situações.
No entendimento da equipe, esse mestre consegue passar para as gravuras, imagens que levam o leitor a vivenciar as crianças negras servindo as brancas e se tornando órfãs na mais tenra idade sem nenhuma expectativa de dignidade.
Diante de tantos acontecimentos lamentáveis fica difícil não imaginar quantos estupros aconteceu nessa época, sem falar nas escravas que engravidaram de seus senhores.
O artista também inspira

Relacionados