Jornal na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO JORNAL NA ESCOLA
PÚBLICO ALVO: Toda comunidade escolar da Escola Municipal Antonio Pereira de Sousa – Miranorte- To.
TEMA: Jornal Impresso e Virtual.
TURMAS ENVOLVIDAS: 2º AO 9º ANO
TURNO: MATUTINO E VESPERTINO
PERÍODO: Ano letivo de 2013
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Deusirene Aparecida da Silveira Carvalho, Gilvan Carvalho da Silva e Vera Lúcia Jacinta Rosa Mendes.
DISCIPLINASENVOLVIDAS: Todas.

PROBLEMÁTICA
 
Vendo a falta de hábito pela leitura e construção de textos sem objetivo, e também a falta de um veículo de comunicação local para divulgar e circular na escola, que envolvesse leituras interessantes e textos diversos produzidos pelos discentes, houve a preocupação e a necessidade de valorizar suas produções. E finalmente mostrar aos alunos os vários gênerostextuais e tipos existentes, trabalhando suas particularidades reforçando o espírito crítico. Decidimos então, juntamente com os alunos a realização do “Projeto Jornal Impresso e Virtual.”


JUSTIFICATIVA:


O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, no nosso Estado, no país e no mundo,sendo também, um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando autonomia e a criatividade dos alunos no que diz respeito á leitura, à produção textual e o senso crítico.
Partindo desse pressuposto, é importante criar espaços na escola onde o aluno possa expressar suasopiniões, desenvolver a criatividade, o discurso oral e escrito, enfim, colocá-lo em situações de uso real da escrita, através da reflexão sobre os acontecimentos do mundo. Sabe-se também que vivemos a era da tecnologia, do mundo virtual, levando em conta que a nossa escola já possui um laboratório de informática em pleno funcionamento, espera-se fazer a publicação do jornal online, abrangendoassim, não só a comunidade escolar que a nossa escola faz parte, mas também todos os internautas da rede.
A implantação deste projeto facilitará a comunicação e a articulação da escola entre os professores, familiares, alunos de turnos diferentes, enfim todos que se interessarem sejam pelo jornal impresso ou virtual e servir como suporte para os alunos desenvolverem suas habilidades quanto àprodução de textos que fazem parte deste veículo. A nossa escola atende alunos da zona urbana como da zona rural, com este jornal pretendemos abordar as coisas boas que elas têm, estaremos levando a outros grupos populares a tentativa de despertar valores inerentes a cada indivíduo e ao meio em que estão inseridos, fazendo-os sentir parte integrante e participante da comunidade.



FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA:


O jornal impresso é um instrumento importante para o registro da memória da comunidade. Quando assume um compromisso social com as personagens que não são valorizadas pela cultura erudita, esse registro possui ainda mais valor histórico, pois as pessoas simples raramente deixam documentos e escritos pessoais para que a posteridade possa interpretar sua atuação social. Utilizaro jornal como um instrumento de recuperação da história social do presente é assumir o compromisso com a construção de uma memória mais democrática e com maior legitimidade popular. Para Dirceu Fernandes Lopes, sob o ponto de vista pedagógico, diz que: O jornal-laboratório deve ultrapassar a noção de ensaio experimental para se tornar uma iniciativa factível de serviço comunitário, prestandoinformação ou veiculando opiniões úteis para o comportamento do público leitor. (LOPES, 1989, p.12). McLuhan estabelece que, “somente as culturas letradas dominaram as seqüências lineares concatenadas como formas de organização psíquica e social". Segundo o autor, “a civilização se baseia na alfabetização porque esta é um processamento uniforme de uma cultura pelo sentido da visão, projetado no...
tracking img