JORNAL JORNADA

2491 palavras 10 páginas
I Jornada Acadêmica Março/2015

JORNADA ACADÊMICA

Nesta Edição
O Instituto Superior Nossa Sr.ª de Fátima, promove no mês de março, uma Jornada Acadêmica. E o Ped. 7 no 1º Momento falará sobre Personagens Negros inseridos na Literatura Infanto juvenil.
MONTEIRO LOBATO

Nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
.

SUAS OBRAS INFANTIS
Escreveu obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho, O inesquecível Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.

Tia Anastácia
Símbolo idealizado da raça negra, afetuosa e humilde. A habilidosa senhora vive fazendo o sinal da cruz e dizendo para tudo: "Credo!"
Alguns chamam Lobato de racista por criar essa personagem preta e ignorante. Entretanto, dentro do universo literário, não há preconceito racial, uma vez que Tia Nastácia é respeitada e querida por todos, apesar de ter seu lugar delimitado.

Nº da Página

Filha de pai senegalês e mãe francesa, Sylviane Anna Diouf nasceu em Paris. A autora domina, além de sua língua materna, o inglês, alemão, italiano e duas línguas do oeste da África. Viveu no Senegal, Gabão, Itália e Estados Unidos. Após seus estudos acadêmicos sobre a cultura africana, Diouf sentiu necessidade de dividir um pouco deste conhecimento com as crianças do mundo. Neste momento, a pesquisadora transformou-se em autora de livros infantis. Muito de sua

Relacionados

  • Superior
    4758 palavras | 20 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas