Jornal de palmas de monte alto - peams

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Palmas de Monte Alto, BA - 2ª edição dezembro de 2010

CULTURA LOCAL: NOSSOS ARTISTAS
Foto: Edilene Badaró

Para homenagear estes artistas pelo belo trabalho que desenvolvem em Palmas, escolhemos uma poesia e um conto de Maria Gerolina Badaró e seu Mazinho, representantes da nossa rica produção cultural.

Conto: Contando o que me contaram Certa vez em Monte Alto existiu uma banda de músicafilarmônica, segundo o velho Jacó, ou melhor, Jacó Tocador, como ele era conhecido aqui em Palmas. Jacó Tocador disse-me que um dia, num passado muito distante, existia uma banda de música dirigida por um maestro, que era mais conhecido por maestro Nogueira. Então, por motivos passionais, maestro Nogueira começou a beber. Tanto foi a bebedeira que ele se tornou um alcoólatra. E assim foi afastadodo comando da banda. Mas, um certo dia, estando o mestre Nogueira numa de suas bebedeiras, por ironia do destino, vinha passando a banda, dirigida por um novo maestro contratado pelas autoridades daquela época. Mestre Nogueira prontamente se pôs de pé diante da banda e disse: “pare!” O novo maestro obedecendo-o, parou. Ele disse: “há um erro em um dos instrumentos!” O novo maestro perguntou:“onde está o erro?” Mestre Nogueira disse “toca” e a banda tocou novamente, e ele perguntou ”onde está o erro?” O novo maestro respondeu-lhe: “ não sei.” O mestre Nogueira disse: “está no instrumento de fulano de tal.”

Poesia: Criança Tem no sorriso, a inocência E no olhar, tanta pureza Vê-se por fora o quanto é linda Por dentro também, só há beleza. Ao ver o mundo a sua volta Nada é real, tudo éfantasia Em sua vida não há tristezas Vive a sorrir, só vê alegria. Maria Gerolina Badaró Castro Palmas de Monte Alto é um município que revela grandes talentos na arte. Aqui citamos alguns nomes, dentre tantos outros talentos que existem em nossa cidade. Na música d e s t a c a m o s o s c a n t o r e s To n i n h o e Marquinhos, Juraci Pereira e Jean Emerson. Nilton Flávio e Elton Ramos são osnomes mais conhecidos pelos obras que desenvolvem nas artes plásticas. Na poesia seu Mazinho e Maria Gerolina Badaró são bastante lembrados. Ah, se todo o mundo fosse composto Só de pureza e de esperança E se todo homem antes de agir Pensasse puro como uma criança Pois conhecemos o nosso mestre A sua mensagem de amor divino; “Se queres entrar no Reino dos Céus, Sejas como um dos pequeninos” (MariaGerolina Badaró Castro)

Novamente tocou a banda e foi constatado erro naquele instrumento. O novo maestro abraçou-o e convidou para voltar a dirigir a banda novamente (o que não foi aceito). Mesmo ninguém conhecendo quem foi o mestre Nogueira, aqui em Monte Alto, seu nome foi imortalizado nos versos do poeta Mazinho do Jaguaré: O Monte Alto lá do alto Às vezes lamenta e chora Cadê o MestreNogueira Que me encantavas outrora Nos clarins das alvoradas Seresteiro das madrugadas Por que não cantas agora ?

Foto: Maria Rosa Neves

Mazinho do Jaguaré - poeta da cidade

COMUNIDADE QUILOMBOLA DE VARGEM ALTA
Foto: Nicolau dos Santos

Há pouco tempo a comunidade de Vargem Alto, em Palmas de Monte Alto, foi reconhecida oficialmente pela Fundação Palmares como comunidade quilombola. Para quefosse reconhecida, contou com a colaboração de todos os moradores daquele local, que, com a ajuda da Secretaria de Educação obtiveram a certificação, possível no Brasil desde que foi legalizado o decreto 4.887 de 20 de Dezembro de 2003, assinado pelo presidente da República. Primeiros passos de formação da comunidade quilombola Em 01 de maio de 1961, Galdino Pereira dos Santos, e sua família de 16membros,

Comunidade Quilombola

descendentes de escravos, chegam ao município de Palmas de Monte Alto. Vindos da Fazenda Campos, onde trabalhavam de modo a dividir os lucros com os proprietários da terra, chegaram a localidade de Vargem Alta, que mais tarde adquiriram por 80 contos de réis. Em conversa com Nicolau Pereira dos Santos, ficamos sabendo um pouco sobre como eram as condições...
tracking img