Jornada de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JORNADA DE TRABALHO ( Contabilidade de Recursos Humanos )




Contexto Histórico

Revolução Industrial

Com uma política econômica liberal, vários acordos comerciais com outros países e o descobrimento de reservas de matérias-primas (Carvão e Ferro) no seu território, propiciaram o surgimento na Inglaterra, em meados do século XVIII, da Revolução Industrial que seria a produção,fabricação de produtos em larga escala. Antes a mercadorias produzidas eram artesanalmente, ou seja, um indivíduo ou um grupo de pessoas especializadas estariam no processo de criação da mercadoria, desde a compra de materiais necessários para o surgimento do produto até o destino final deste. Esses artesãos além de serem trabalhadores extremamente especializados, eles mesmos determinavam a sua cargahorária diária necessária para a realização do produto. Contudo, com o surgimento das fabricas, o processo de produção passou a ser em larga escala. Desta forma, havia a necessidade de contratar uma mão-de-obra não especializada. Essa mão-de-obra começou a ser treinada numa determinada área de produção, sem saber como ficaria o produto final, com um horário por dia requerido pelo patrão, com umaquantidade muito grande de produtos fabricados e com isso, custos baixos e o lucro que agora é destinado somente ao patrão.
Com a política de cercamentos de terras, houve um êxodo gigantesco das pessoas que moravam nos campos para as cidades, para conseguir um emprego. Inicialmente os trabalhadores trabalhavam exaustivamente para conseguir um salário mísero para poder sobreviver. Era muito comum ouso de mão-de-obra infantil em algumas indústrias naquela época devido os baixos salários que eram pagos a eles.

Pessoas
Homens
Mulheres
Crianças
Jornada de trabalho
16h
De 14 à 16h
De 10 à 12h

Os salários que os funcionários recebiam nas fabricas eram referentes a força de trabalho, a quantidade de produtos que esses funcionários produziam.
Devido à extensa e cansativa jornada detrabalho, a insegurança que as empresas ofereciam e entre outros, começou a surgir movimentos operários com a finalidade de obter direitos para essa classe. Em 1811 surgiu o movimento Ludista, que era um movimento mais radical, pois entravam nas fabricas para quebra as máquinas. Eles reivindicavam duas horas de trabalho e queriam que as máquinas que surgiram depois da revolução industrial fossemtiradas, pois elas conseguiam ser mais produtivas que o trabalhador, com isso o proletariado ficavam sem emprego devido o avanço da tecnologia. Devido a esse radicalismo, as pessoas que faziam parte desse movimento foram presas ou ate mesmo mortas. Existiu também o movimento Cartista (1837), esse movimento além de defender a redução da jornada de trabalho (8h por dia), extinção do trabalhoinfantil, entre outros, procurou lutar pelos direitos políticos dos trabalhadores (direitos políticos para o homem).
Com o tempo surgiu as Trade Unions, um tipo de associação de trabalhadores que lutavam pelos seus direitos, uma de suas principais armas contra o capitalismo seria a realização de greves, quando um dono da fabrica não realizava um aumento de salários que eles mesmos tinham estipulado.Alguns chefes quando contratavas seus funcionários exigiam que esses deixassem essa associação para entrar no cargo. Somente na metade do século XIX, as Trade Unions transformaram-se em sindicatos e nessa época conseguiram se fortalecer devido aos ideais que surgiram nos séculos XVIII e XIX (Socialismo, anarquismo, etc.).
Na Inglaterra, em 1847, o parlamento discutiu projeto sobre o pretexto de quetoda a agitação fosse conduzida tranquilamente e cessassem todas as discussões entre o capital e o trabalho (empregador e empregado). Na expectativa de não haver mais graves, ameaças, injúrias em relação aos patrões, dentro ou fora do Parlamento. Assim, foi fixada a duração diária de trabalho em 10 horas.
A França, em 1848, resolveu estabelecer a jornada de 10 horas em Paris e 11 horas nas...
tracking img