Jorge kelly & julian rotter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Psicologia
Disciplina: Fundamentos da Personalidade
Professora: Olga Araujo Perazzolo
Alunos:
Samanta Lís
Franciele de Almeida
Daniel Gheno

Teorias da Personalidade por:


George Kelly e Julian Rotter

















Caxias doSul
02 de maio de 2012

Biografia de George A. Kelly (1905-1967)

Kelly nasceu em 1905, numa fazenda no Kansas, Estados Unidos. Filho único recebeu muita atenção e afeto dos pais, que eram fundamentalistas em suas crenças religiosas e comprometidos emajudar os menos afortunados. Eram contrários a entretenimento fúteis, como por exemplo, dançar e jogar baralho. Quando Kelly tinha quatro anos, ele e a família viajaram de carroça para o Colorado para tentar trabalhar na agricultura, mas logo retornaram ao Kansas. Oinício da educação de Kelly foi irregular e ministrada tanto por seus pais como por professores. Aos 13 anos, foi para uma escola em Wichita e depois disso voltou a viver poucas vezes com os pais. Em 1926, formou-se em física e matemática, pela Park University, emParkville, no Missouri. Mas os seus interesses migraram das ciências para os problemas sociais. O seu futuro era incerto.
Trabalhou por um breve período como engenheiro e, em seguida, foi professor numa universidade em Minneapolis. Depois, lecionou oratória naAmerica Banking Association e ministrou cursos de cidadania para imigrantes. A seguir, matriculou-se em um curso de pós-graduação e recebeu o título de mestre em sociologia educacional pela Universidade do Kansas, em Lawrence. Aceitou uma oferta de emprego numauniversidade em Iowa, lecionou em vários cursos e foi instrutor de teatro. Sua carreira certamente não mostrava nenhuma inclinação para a psicologia. Na faculdade, não se entusiasmara com estágios nessa área.
Kelly assistiu atentamente a mais alguma aula e depoisdesistiu. Nunca compreendeu a flecha que ligava (E) à resposta (R). a abordagem tradicional da psicologia comportamentalista e experimental não despertou o seu interesse. Analisou também a psicanálise e escreveu: “Não me recordo qual era o livro que eu tentava ler,mas lembro-me bem da sensação de incredulidade que tomou conta de mim de que alguém pudesse escrever tal disparate e ainda por cima publicá-lo” (1969, p. 47).
O treinamento profissional de Kelly tomou um rumo diferente em 1929, quando recebeu uma bolsa deestudos da Universidade de Edimburgo, na Escócia. Durante o ano em que esteve lá. Obteve o título de bacharel em educação e se interessou por psicologia. Voltou aos Estados Unidos para fazer doutorado na Universidade do Estado de Iowa e recebeu o seu Ph.D. em 1931....
tracking img