Jorge amado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual “Dona Guiomar de Melo”

Ensino Médio

Literatura brasileira

Cinara Lays Miranda Oliveira
Fabiano Antônio Alves Soares
Felipe Augusto
Guilherme Augusto Miranda
Janaina Cristina Oliveira Gonçalves
Rayanne Laila Alves Dias
Samara Virginia Batista da Silva

Patos de Minas, 22 de Junho de 2011.
Cínara Lays Miranda Oliveira 09
Fabiano Antônio Alves Soares 13Felipe Augusto 15
Guilherme Augusto Miranda 19
Janaina Cristina Oliveira Gonçalves 21
Rayanne Laila Alves Dias 34
Samara Virginia Batista da Silva 35

Literatura brasileira

Trabalho de Literatura brasileira da turma 3004, ministrado pela professora Viviane Soares de Lacerda da Moreira.

Patos de Minas, 22 de Junho de 2011.

Jorge Amado: “O País do Carnaval” e
“Farda, Fardão eCamisola de Dormir”

Jorge Amado
1. O país do Carnaval
O primeiro livro de Jorge Amado, que completou recentemente 80 anos, conta a história de Paulo Rigger, um brasileiro, porém considerado europeu e de seus amigos. Juntos procuravam a felicidade eterna, a razão da vida de cada pessoa, toda uma filosofia envolvida, uma mentalidade que estava prestes a ser descoberta. Um livro romântico e com umpouco de suspense consegue passar ao leitor uma grande possibilidade de imaginar e de pensar sobre a sua vida.
Rigger foi para a Europa quando criança para estudar, e depois de sete anos volta ao Brasil. Seus pais queriam que após os estudos, ele voltasse e continuaria o trabalho de seu pai na plantação de cacau na Bahia.
Mas Rigger sonhava mais alto. Como tinha se formado como jornalista eadvogado, queria fazer sua carreira e ganhar fama. Conheceu vários amigos, maioria jornalistas e um orador. Todos tinham um mesmo objetivo: conhecer a razão da sobrevivência humana.
Durante sua história, conheceu duas mulheres que foram marcantes na vida de Rigger. A primeira havia conhecido na sua viagem de Paris para o Brasil. Era uma prostituta. Chamava-se Julie. O primeiro encontro dos dois foipraticamente um desastre. Julie ficou à espera de Rigger em um quarto do navio em que eles viajavam e ele não apareceu. Julie ficou furiosa. Aos poucos eles foram se entendendo e Paulo ia se apaixonando por ela. Ficaram juntos por um bom tempo até Paulo descobrir que ela havia o traído com seu segurança que morava e protegia a fazenda de seus pais. Ele ficou muito desapontado e magoado. Bateu emsua amada e depois foi para o bar onde seus amigos costumavam ficar toda à tarde até o meio da noite. “Afogou as magoas” e depois ouviu alguns conselhos. Todos diziam que uma mulher, uma paixão não o traria felicidade. Mais ele ainda não conseguia acreditar em seus amigos.
O tempo passou, e um dos seus amigos deu a idéia de montar um jornal para a região. Todos concordaram. O jornal foi montado etinha como objetivo principal apoiar as candidaturas das cidades em que o jornal era publicado. Assim aconteceu, até um de seus amigos, muito ambicioso começou a levar toda a gloria e todo o dinheiro de lucro do jornal. Não passou muito tempo e o jornal foi fechado, e cada uns dos amigos de Rigger foram para um a região diferente, ficando com ele apenas Pedro Ticiano, o mais velho do grupo e o quesempre tinha pensamentos contrários de tudo.
Neste meio tempo, Rigger conheceu uma menina de 16 anos, não virgem em segredo e que morava com sua tia em uma meia água da cidade. Os dois se apaixonaram um pelo outro. Enquanto isso, Ticiano começava a ficar muito fraco, e estava com uma doença grave. Ficava cada dia pior e não tinha mais muito tempo de vida. Mas mesmo assim Ticiano falava comRigger que uma mulher na sua vida outra vez vai só trazer tristeza. Mais Paulo nem dava ouvidos e tentava tirar os seus amigos da solidão em que Ticiano havia colocado-os com as suas teorias de vida. Um estava se embebedando cada dia mais, um foi para o Amazonas e outro que tinha se apaixonado por uma prostituta também, que no inicio estava dando super certo, mais depois Ticiano acabou com toda a...
tracking img