Jorge amado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
J O R G E A M A D O

O escritor e romancista Jorge Amado, o primeiro dos quatro filhos do casal João Amado de Faria e Eulália Leal Amado de Faria, nasceu no município de Itabuna, Estado daBahia, em 10 de agosto de 1912.

Aos seis anos, Jorge Amado iniciou o aprendizado das primeiras letras na Escola da professora Guilhermina. Desde a infância, ele já demonstrava gosto pela escrita,comprovado pela criação do seu primeiro jornalzinho A Luneta, que escrevia por diversão e distribuía entre a família e os vizinhos.

Aos onze, já dava mostras do seu talento como grande escritor, poeta eromancista através da redação O Mar e da poesia “Poema ou prosa”, publicada em 1927, pela revista A Luva.

Aos 17 anos, publicou em O Jornal a novela Lenita, escrita em parceria com Dias da Costa eEdison Carneiro e, aos 19, estréia na literatura brasileira com o livro País do Carnaval, com cerca de 1000 exemplares vendidos.

Na juventude, integrou a Academia dos Rebeldes, composta por escritoresintelectuais como Alves Ribeiro, Edison Carneiro, Clovis Amorim, Guilherme Dias Gomes e outros, que pregavam “uma Arte Moderna sem ser modernista”, cujos trabalhos eram publicados nas revistasMeridiano eMovimento.

Foi casado duas vezes. Do primeiro relacionamento, com Matilde Garcia Rosa, nasceu sua primeira filha Eulália Dalila, que faleceu, em 1949, aos 14 anos, vítima de mal súbito. Dosegundo casamento, com Zélia Gattai, com quem viveu até os últimos dias de sua vida, nasceram João Jorge e Paloma.

Como embaixador da ficção do romance social, foi a expressão mais alta da culturabrasileira a favor da inclusão dos excluídos sociais.

Seus livros têm a cara da realidade social brasileira. Retratam não somente a memória, o sofrer e as alegiras do povo brasileiro, mas também abeleza e a liberdade.

Em suas obras, ele assume uma postura de crítico social, que insufla, excita e induz o leitor a se posicionar contra as injustiças políticas e sociais e a lutar pelos seus...
tracking img