Jordan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2153 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
U Geração dos Computadores
ma classificação muito difundida – a de gerações – tem seu marco inicial na década de 50
. Existe um certo consenso na definição das três primeiras gerações, mas os historiadores e autores de informática não chegaram a um acordo quanto às datas. A classificação por gerações não é tão relevante quanto aos acontecimentos que marcaram os avanços da tecnologia.

1ªGERAÇÃO (1940 - 1952): Os primeiros computadores eram
constituídos de válvulas eletrônicas. Elas eram grandes, caras, lentas queimavam com grande facilidade e quebravam após muitas horas de uso. O computador tinha apenas uso científico e estava instalado nos grandes centros de pesquisa. Isto caracterizou a Primeira Geração de Computadores. Estas válvulas eram ligadas por quilômetros de fios ligadosmanualmente. Isto explica as enormes dimensões físicas dos computadores. Durante a 1ª Geração a programação era feita diretamente em linguagem de máquina (Tinham dispositivos de Entrada/Saída primitivos ) que além de difícil era demorado. As operações de cálculos eram realizadas em milissegundos. Realizando 39.000 adições/segundos. Era constituída por todos os computadores construídos a base deválvulas a vácuo, e que eram aplicados em campos científicos e militares. A única forma de armazenar dados era através de cartões perfurados.,. Não é difícil imaginar a confiabilidade, a quantidade de energia consumida e o calor produzido por 20.000 válvulas de um computador de primeira geração!

2ª GERAÇÃO (1952 - 1964): Nos equipamentos de Segunda geração, a válvula foi substituída pelo transistor,tecnologia usada entre 1959 e 1965. O transistor foi desenvolvido em 1947 no Bell Laboratories e por William Shockley, J. Bardeen e W. Brattain. Seu tamanho era 100 vezes menor que o da válvula, não precisavam de tempo para aquecimento, consumiam menos energia, era mais rápido e mais confiável. Houve uma enorme diminuição em cabos e fios, tendo em vista que cada transistor substituía dezenas deválvulas. Desta maneira os computadores tornaram-se consideravelmente menores e devido a isso, muito mais velozes. Os computadores da Segunda geração já calculavam em microssegundos, eram mais confiáveis e o seu representante clássico foi o IBM 1401 e seu sucessor  o 7094, já totalmente transistorizado.
O computador começa a ser utilizado nas grandes empresas. Tanto a válvula quanto o transistorrealizavam um processamento de cada vez. Com o desenvolvimento das técnicas de integração, surgiram os Circuitos Integrados, onde numa pequena cápsula continha, várias dezenas, centenas ou milhares de transistores, ocupando uma área menor que uma unha, dando o nome de microprocessador (processador miniatura).A linguagem de programação foi simplificada e já se podia programar através de mnemônicos(comandos abreviados). Esta linguagem denomina-se ASSEMBLER.As operações de cálculos eram realizadas em milionésimos de segundos. Realizando 204.000 adições/segundos. Além do surgimento dos núcleos de ferrite, fitas e tambores magnéticos passam a ser usados como memória.Em 1960 a Benthlem Steel foi a pioneira no uso do computador em tempo real para processar pedidos, inventário e controlar aprodução. Dois anos depois, surgem os discos magnéticos. Em 1961 chega ao Brasil o primeiro computador, um UNIVAC 1105 ainda com válvulas, para o IBGE. Até 1965 o computador tinha um uso restrito a universidades, órgãos governamentais e empresas muito grandes.
        Nessa época, vários fabricantes começaram a comercializar computadores menores. O de maior sucesso foi o da DEC –  Digital EquipmentCorporation, fundada em 1957. Em 1959, Ken Olsen   demonstrou  o PDP-1 e em novembro de 1963 começou a entregar o PDP-5 por 120.000, dólares, um custo bem menor que o dos computadores de maior porte dessa época. O PDP-5 o primeiro microcomputador produzido comercialmente, foi seguido pelo PDP-8, o primeiro com sucesso comercial.

3ª GERAÇÃO (1964 - 1971): A 3ª Geração surgiu com a utilização...
tracking img