jopog

310 palavras 2 páginas
A Moreninha é um romance de autoria do escritor brasileiro Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882), publicado em 1844.1 Essa obra marca o início da ficção do romantismo brasileiro.2 Esse livro faz parte da fase do romantismo no Brasil, e tem grande sucesso ainda nos dias de hoje. É considerado o primeiro romance tipicamente brasileiro, pois retratou hábitos da juventude burguesa carioca, contemporânea à época de sua publicação.
Escrito no mesmo ano que Joaquim Manuel de Macedo se formou em medicina, esta obra rendeu-lhe fama de forma tão intensa que o levou a abrir mão da carreira médica para dedicar-se exclusivamente à literatura e ao jornalismo.2
Índice [esconder]
1 Enredo
2 Adaptações
3 Referências
4 Ligações externas
Enredo[editar | editar código-fonte]

Quatro estudantes de Medicina (Filipe, Leopoldo, Augusto e Fabrício) passam o feriado na casa da avó de um deles, numa ilha.1 Um deles apostou que se ficasse apaixonado por uma mulher por mais de quinze dias, escreveria um romance contando a história desta paixão. A partir daí, conhece Carolina (a Moreninha que dá título ao livro) por quem se apaixona.1 O único obstáculo à união dos dois é a promessa de fidelidade feita pelo estudante a uma menina que conhecera na infância e cujo paradeiro e identidade desconhecia. Porém, esse empecilho é resolvido no final do livro, causando surpresa aos leitores e personagens do enredo.1
Adaptações[editar | editar código-fonte]

Teve duas adaptações para o cinema: A Moreninha (1915) e A Moreninha (1970); e duas para telenovela: A Moreninha (1965) e A Moreninha (1975)
Referências

↑ Ir para: a b c d Joaquim Manuel de Macedo (1820-1882). Faraco e Moura - Língua e Literatura. Página visitada em 23 jan 2013.
↑ Ir para: a b Joaquim Manuel de Macedo. Vestibular Brasil Escola. Página visitada em 23 jan 2013.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Relacionados