Jonh Nash_arquitetura moderna

2128 palavras 9 páginas
História da Arquitetura Moderna
Jonh Nash (1752 – 1834)

Jonh Nash é um arquitecto inglês do sec. XVII que ficou conhecido não só pelo nome de Arquitecto do Príncipe Regente mas também pelo facto de ser um dos principais nomes da arquitectura pitoresca em Inglaterra.
Aos oito anos de idade, perdeu o seu pai, William Nash e foi com o dinheiro que este deixou, que Anne Nash, sua mãe, o enviou para trabalhar com um dos arquitectos mais reconhecidos em Londres, Sir Robert Taylor. Desde os 14 anos que trabalhou como ajudante até que, aos 20 anos, decidiu sair do atelier e usou alguns dos contactos feitos para fazer projectos independentes.
Em 1777, realizou o seu primeiro projecto, investindo a herança que o tio lhe deixara num edifício em Bloomsburry Square com seis residências. Fez um contracto com o proprietário do terreno para que pudesse ficar com uma das residências enquanto o resto era para venda, no entanto, não houve compradores interessados e Nash não conseguiu pagar aos fornecedores. O arquitecto tinha investido em técnicas ainda pouco conhecidas como o revestimento em estuque do exterior do edifício o que fez com que a obra se tornasse bastante dispendiosa.
Tanto o revestimento do tijolo como a colocação de colunas coríntias na fachada fez desta uma casa completamente diferente, nunca antes vista em Londres. Como tal despertou grande polémica e teve várias criticas, podemos dizer que aqui começou a rivalidade entre este e Jonh Soane.

Figura 1 – Fachada do Edificio em Bloomsbury Square, Londres

Durante a construção desta Jonh Nash decidiu casar-se com uma jovem que, considerando-se uma “menina rica” devido ao emprego do marido fazia frequentemente compras. Tendo em conta a sua situação económica nada confortável, Nash mandou a sua mulher para a terra natal apenas dois anos depois do casamento, conseguindo mais tarde convencer um padre a conceder-lhes o divórcio. Em Outubro de 1783, Nash foi declarado falido. Mudou-se para

Relacionados