Jojos na matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA


1.1 Tema


A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NOS ANOS INICIAIS NA ESCOLA REGULAR U. E. B. ALFREDO SILVA: do diagnóstico às propostas


1.2 Problema


Atualmente observamos uma mobilização da escola frente ao novo modelo escolar, que é a inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais nas salas de aula do ensino regular. Essemovimento obriga à escola a refletir sobre princípios desse novo paradigma, que vai desde a convivência desses alunos num espaço comum, a reestruturação do trabalho pedagógico da escola como um todo e o investimento na infra- estrutura necessária.
A questão da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola regular insere- se no contexto das discussões e inclui o esclarecimento de todos osaspectos de exclusão existentes na escola e na sociedade e à inserção de pessoas com deficiência enquanto cidadãos, com seus respectivos direitos e deveres de participação e contribuição social.
Sabemos que a pessoa com necessidades especiais nunca foi efetivamente contemplada pelas políticas sociais e educacionais, nossa prática educacional em educação especial foi construída no paradigma daeducação não formal e segregada.
Pensamos também, que discutir a universalização da educação, o direito de todos à cidadania e, coerentemente, lutar pelo princípio da inclusão do aluno especial no ensino regular é um desafio político que exige organização, produção de conhecimento, reflexão da realidade e, nessa perspectiva, a modalidade de educação especial deve ser construída e conquistada.Nesse sentido, é que nos propulsemos a fazer uma análise de como está ocorrendo a inserção do aluno com necessidades especiais na rede regular de ensino, nos remetendo à escola municipal U. E. B. Alfredo Silva, localizada na Avenida Principal, S/ N- Iguaíba- Paço do Lumiar- MA, tendo em vista que a mesma atende alunos com necessidades especiais no ensino regular.
Partindo desse princípio, buscamosverificar se, de fato, está sendo praticada a inclusão desse aluno com necessidade especial na sala regular de ensino, pois é perceptível a insegurança com que os professores e outros profissionais se deparam quando o assunto é inclusão.
Desse modo, procuramos buscar alternativas para que a inclusão de alunos com necessidades especiais seja consolidada, tomando como norteamento as seguintesindagações:
• Será que os professores da rede regular de ensino, estariam preparados, no que concerne a questão teórica- metodológica, para atender os alunos com necessidades especiais?
• E com relação à infra- estrutura das escolas pode- se considerar que os espaços desta, são acessíveis aos alunos com necessidades especiais?
• Quais alternativas viáveis devem ser adotadas para a inserção dessesalunos no ensino regular?


1.3 Hipótese (s)


A inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um dos desafios impostos à educação neste princípio de século. Professores, pais, escola e sociedade devem estar comprometidas com esta nova empreitada.
Partindo- se da idéia de que o professor é, sem dúvida, uma peça muito importante no conjunto que movimenta todo o sistemaeducacional, seria de suma importância se o docente fosse devidamente capacitado com a formação específica na área de inclusão, para receber este novo aluno que está chegando à escola, e se lhe concedessem ferramentas necessárias para compreender e orientar esse aluno corretamente.
Já no que diz respeito à escola regular, seria indispensável se esta fornecesse prontamente toda a estruturanecessária para receber os alunos com necessidades especiais, que vai desde uma simples carteira escolar até a reforma nas instalações, não deixando de lado a adaptação no aspecto pedagógico, o apoio multidisciplinar e o treinamento constante dos professores.
Dessa forma, a garantia dos direitos de acesso e permanência dos alunos com necessidades especiais no ensino regular, seria mais eficaz, haja...
tracking img