Jojkoj

1056 palavras 5 páginas
Ca d er n os d o CN L F , V ol . X I I I, N º 0 4
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS TEXTOS ARGUMENTATIVOS Luci Mary Melo Leon lmary@uol.com.br

Ler e escrever sempre foram indissociáveis. Para escrever um texto, principalmente o texto argumentativo, é necessário dominar o assunto. Isso só acontece quando a pessoa que escreve tem o hábito de leitura de jornais e revistas, não descartando a leitura que assistimos diariamente nos telejornais. A leitura é fundamental, já que a falta de conhecimento sobre um determinado assunto faz com que o texto seja incoerente e comum. Como assim? Caso seja pedido em uma prova o tema argumentativo sobre a Pena de Morte, certamente o estudante que pesquisou sobre essa temática, juntando informações e até exemplos que envolvam tal situação, irá desenvolver as ideias com mais pertinência por causa das comprovações que irá apresentar. Além disso, o texto argumentativo tem como objetivo principal defender um ponto de vista, persuadindo o leitor a fim de convencê-lo que suas ideias expostas são fatos. Segue abaixo um fragmento do livro Lições de texto: leitura e redação de Platão & Fiorin que faz comentários acerca do texto argumentativo:
Em geral, pensa-se que argumentar é extrair conclusões lógicas de premissas colocadas anteriormente, como no silogismo, forma de raciocínio em que de duas proposições iniciais se extrai uma conclusão necessária... No entanto, podemos convencer uma pessoa de alguma coisa com raciocínios que não são logicamente demonstráveis, mas que são plausíveis.

Ao ler um jornal, vemos informações que poderão permitir uma relação com o mundo que existe, formações que surgem diante de questionamentos e exemplos de pessoas que fazem a diferença. A Resenha Crítica, muito solicitada em Universidades, tem como característica principal fazer apresentar pontos positivos ou negativos sobre um determinado assunto, podendo até destacar sugestões para melhorar o texto escrito. Para isso, terá que haver muito embasamento acerca

Relacionados