joiwjdojaswd

5219 palavras 21 páginas
Estação da Luz e seus arredores históricos

São Paulo, Novembro, 2013
Sumário

Introdução
Este trabalho tem por finalidade abordar o tema que é referente à Estação da Luz e seus arredores históricos (Museu da Língua Portuguesa, Parque Jardim da Luz, Pinacoteca), com o objetivo de relacionar a história, a cultura e a arquitetura desses lugares com ao longo do tempo. A relevância deste trabalho para o nosso grupo foi o conhecimento que obtivemos a partir das pesquisas e reflexões sobre o tema delimitado. Analisando a sociedade em torno das mudanças que houve nestes locais. Este trabalho está organizado em oito partes, sendo que na primeira temos a Introdução, na segunda a História, na terceira Manifestações Culturais e sociais, na quarta Utilidade Social, na quinta Mudanças nos locais e na arquitetura, na sexta a Estação da Luz e a cidade de São Paulo, na sétima metodologia e por fim, as Considerações finais.

História
Estação da Luz
A primeira Estação da Luz era pequena, havia apenas dois andares, foi construída em 1867 pela Estrada de Ferro Inglesa, The São Paulo Railway. A estação fazia a linha entre Jundiaí, interior de São Paulo, e Santos. A linha era usada apenas para transportar cargas, como o café. Ano após ano, sem conseguir atender a crescente demanda da produção cafeeira, a Companhia São Paulo Railway construiu outra estação no mesmo local, muito maior, entre 1895 e 1900. Foi projetado pelo arquiteto inglês Charles Henry Driver em estilo neoclássico com vitoriano.
A inauguração da nova Estação da Luz foi no dia 01 de março de 1901, passou a ser um referencial urbano, seu relógio foi, desde o início, um ponto de referência para que todos mantivessem seus horários ajustados, a estação também era um símbolo do ciclo do café na cidade, porém em 1946 houve um incêndio criminoso que destruiu uma parte da estação, o incêndio durou mais de sete horas, só

Relacionados