John stuart mill

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice …
- Biografia de Stuart Mill - Utilitarismo: - aspecto consequencialista ou teleológico - aspecto hedonista - Felicidade - Prazeres inferiores e superiores - Conflito

Biografia de StuartMill …
John Stuart Mill teve uma educação orientada e dirigida desde cedo, dentro do utilitarismo e das obras de Jeremy Bentham (1748-1832), para quem o egoísmo, a acção utilitária e a busca doprazer são princípios capazes de fundamentar uma moral e orientar os comportamentos humanos na direcção do bem.

Jeremy Bentham

Na infância, Stuart Mill foi separado, pelo pai, das crianças da mesmaidade e submetido a rígida disciplina intelectual. Conforme escreveu na sua Autobiografia, aos 15 anos queria trabalhar para reformar o mundo. Aos vinte anos, sofre uma forte crise nervosa, rompendocom as ideias que lhe eram impostas. Busca, então, apoio na leitura dos poetas líricos, convencido de que o ser humano não é apenas puro intelecto.

Logo depois, volta a sofrer nova crise, dessavez sentimental, vivendo um romance com Harriet Taylor, com a qual só se pôde casar 21 anos depois, tendo de enfrentar os preconceitos da sociedade do seu tempo.
Harriet Taylor

Este facto marcou-opara o resto da vida, reflectindo-se na sua filosofia, sempre inconformista, contra as convenções sociais, tornandoo, assim, um dos precursores da liberação da mulher.

Utilitarismo …
A éticautilitarista apresenta dois aspectos fundamentais:

 

aspecto consequencialista ou teleológico aspecto hedonista

…aspecto consequencialista ou teleológico
A valoração moral da acção depende,nas situações moralmente mais relevantes, das suas consequências ou resultados: se os resultados são bons a acção é boa, fizemos o que devíamos; se não são bons não agimos devidamente. Podemos afirmarque os fins justificam os meios.

…aspecto hedonista
A finalidade mais elevada é procurar o prazer da maioria, ou seja o prazer colectivo.

A Felicidade …
A felicidade é o prazer e a...
tracking img