John rawls

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia Geral e Jurídica

John Rawls:
É contratualista, acredita num contrato social. Baseia-se em Kant(primazia do justo sobre o bem) e Stuart Mill(tolerância).
"Sociedade multinacionalem que alguns princípios causam bom senso".
-LEGITIMIDADE:
"Indivíduo é completo somente em sociedade".
Afirma primazia da justiça na ordem social;
interesse comum (mínimo):sobrevivência;
princípios que nos permitem escolher posições sociais.

"Buscando sobrevivência, as pessoas se unem em prol de interesses comuns". Justiça é uma noção pública(sociedade na qual todos aceitam esabem que os outros tambem aceitam os mesmos princípios de justiça). Nessa sociedade as instituições públicas satisfazem as necessidades sociais. Questões sociais superfíciais geralmente não levam aum consenso. Não se deve levar para as leis particulares para o público.

Ficção/ idealização: Véu da ignorancia
Contrato social que inclue princípos que causem consenso na vida social.Temposição original acobertado pelo Véu da Ignorância, que nos permite saber quem somos(costumes, preconceitos) que nos fariam tomar decisões boas para todos, aproximando a sociedade da justiça.Justiça é equidade.
Defende o Liberalismo Político.
Defende que só se pode decidir critérios de justiça aptos para obter consenso.

Princípios:
1° Igualdade social: Cada pessoa tem direitoigual ao mais amplo sistema total de liberdade básica, compativel com um sistema semelhante de liberdade para todos.
2° Desigualdade social: As desigualdAdes sociais e econômicas devem ter umaordenação econômica, tal que resultem no máximo de benefícios para os menos favorecidos e estejam ligados à cargos e posiçiões abertos a todos como uma justa igualdade de oportunidades. Aceita que exista umrico e um pobre, desde que o rico ajude e favoreça o pobre, desde que não atrapalhe a liberdade.
Princípio Minimax: preferência pela opção "menos pior"
"mínimo que estou disposto a aceitar",...
tracking img