John Pawson e teorias da Gestalt

579 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ

CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA - 3º SEMESTRE.

TRABALHO: FAZER UMA LIGAÇÃO ENTRE AS LEIS DA GESTALT E O
ARQUITETO JOHN PAWSON

SETEMBRO 2014

“O que conta não é a perfeição nem o que eu vejo, mas como eu vejo.” John Pawson.
1 - JOHN PAWSON (nascido em 06/05/1949)
John Pawson é britânico e conhecido como um arquiteto e designer minimalista. Apesar de ter abandonado a faculdade de arquitetura no 3º ano, é visto e respeitado como um grande arquiteto.
Muitas vezes o minimalismo é confundido com economia de elementos, mas, na verdade, está ligado a significados como pureza, equilíbrio de cores, sombras e matérias.
Pawson diz: “Beauty is everywhere!” - (A beleza está em todos os lugares).
2 - O QUE É GESTALT?
Em meados de 1870, alguns estudiosos alemães fizeram pesquisas sobre a percepção humana, estas deram origem à Psicologia da Gestalt (que significa a integração das partes em oposição à soma do “todo”), tornando-se mais tarde, por volta de 1946, uma escola de psicologia experimental, que atuou principalmente no campo da teoria da forma, com uma importante contribuição aos estudos da percepção, linguagem, inteligência, aprendizagem, memória, motivação, conduta exploratória e dinâmica de grupos sociais. Passados mais de 50 anos de sua criação, estes princípios filosóficos conquistaram seu lugar na terapia psicanalítica e no campo da pedagogia com o objetivo de resolver problemas pedagógicos da atualidade.
3 - JOHN PAWSON E AS LEIS DA GESTALT
O conteúdo das Leis da Gestalt, que trabalha com a organização visual da forma, nos faz vivenciar uma experiência estética, não só para que consigamos enxergar o que é belo, mas para que possamos produzir outras manifestações visuais, além de dar base de reflexão para os aspectos da prática projetual.
John Pawson utiliza de seu conhecimento das Leis da Gestalt formando imagens, usando os fatores de

Relacionados

  • TRABALHO PEP AS LEIS DA GESTALT E O MINIMALISMO DE JOHN PAWSON
    1178 palavras | 5 páginas
  • Minimalismo
    3954 palavras | 16 páginas
  • Tratado De Sociologia Raymond Boudon
    285406 palavras | 1142 páginas