John maynard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em 1930,quando a Grande Depressão estava começando, John Maynard Keynes escreveu um ensaio, Possibilidades econômicas para os nossos netos. Neste ele olhou para 100 anos à frente, para um futuro emque aprender a viver bem houvesse substituído a luta pela subsistência, como o problema básico a ser enfrentado pela humanidade. O futuro discutido por Keynes está, agora, apenas 25 anos à frente.Começando com os dados atuais sobre a renda, este artigo mostra que o progresso para além da luta pela subsistência foi limitada para os Países Desenvolvidos e provavelmente vai continuarassim até 2030.Entre os Países Desenvolvidos, o excesso de trabalho, em vez deviver bem está aumentando. Uma mudança fundamental em valores é sugerida como uma resposta a esta situação. Formas nas quais tal mudançapoderia ocorrer, para melhorar as perspectivas dos Países em Desenvolvimento, são discutidas. O artigo conclui com uma breve declaração de direções para futuras pesquisas.
O ProblemaEconômico,Keynes começou seu ensaio observando que, historicamente, a humanidade tem enfrentado o que ele chamou de Problema Econômico, que é a luta pela subsistência. Ele observou que, desde a Revolução Industrial,o padrão médio de vida na Europa e nos EUA havia aumentado quatro vezes. Ele previu que haveria um aumento de quatro a oito vezes nos próximos 100 anos (isto é, por volta de 2030). Supondo um aumentode oito vezes, Keynes esperava que o problema econômico seria solucionado. Ele esperava que isso resultasse em uma mudança, da “busca de riqueza” para “viver bem.” Depois de 75 anos, é razoávelperguntar se as mudanças previstas por Keynes estão de fato ocorrendo.
Discussões sobre o crescimento econômico rotineiramente usam o Produto Interno Bruto (PIB) real per capita, desenvolvido com base naparidade do poder de compra, como uma medida de “renda” que reflete o nível médio de bem-estar material de um país (2) O incremento de quatro a oito vezes, de Keynes, correspondem a aumentos de...
tracking img