JOHN LOCKE

Páginas: 2 (475 palavras) Publicado: 24 de maio de 2015
BIOGRAFIA
Locke teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual. Estudou Filosofia, Medicina e Ciências Naturais na Universidade de Oxford, uma das mais conceituadasinstituições de ensino superior da Inglaterra. Foi também professor desta Universidade, onde lecionou grego, filosofia e retórica. 
No ano de 1683, após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, foi morar naHolanda, retornando para a Inglaterra somente em 1688, após o restabelecimento do protestantismo. Com a subida ao poder do rei William III de Orange, Locke foi nomeado ministro do Comércio, em1696.Ficou neste cargo até 1700, onde precisou sair por motivo de doença.
Locke faleceu em 28 de outubro de 1704, no condado de Essex (Inglaterra). Nunca se casou ou teve filhos.
PRINCIPAIS IDEIAS
Lockedefendia a garantia dos direitos de um povo (proteção da vida, da liberdade e da propriedade). Para ele, esses direitos deviam ser prioridade de um governo, e se os governantes não pudessem, ou nãoquisessem respeitar esses direitos, o povo poderia derrubá-los e substituí-los por alguém melhor. Antes de haver estados capazes de promulgar leis, defende Locke, os homens têm consciência da existência deuma lei natural, que os ensina que todos os homens são iguais e independentes e que ninguém deve prejudicar outra pessoa na sua vida, saúde, liberdade ou propriedade. Estes homens, que não têm naTerra ninguém que lhes seja superior, encontram-se num estado de liberdade, mas não num estado de indisciplina. Além de estarem obrigados pela lei natural, os seres humanos possuem direitos naturais, emparticular o direito à vida, à autodefesa e à liberdade. Também têm deveres, em particular o de não prescindirem dos seus direitos.
Para Locke, a soberania não reside no Estado, mas sim na população.Embora admitisse a supremacia do Estado, Locke dizia que este deve respeitar as leis natural e civil. O poder deveria ser dividido em três: Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • John locke
  • John locke
  • JOHN LOCKE
  • John Locke
  • John locke
  • John locke
  • John locke
  • john locke

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!