John locke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 o o o

Século XVII : Marcado por crises políticas, religiosas e econômicas. Antagonismo entre a Coroa e o Parlamento (absolutismo x liberalismo ); Lutas entre católicos, anglicanos,presbiterianos e puritanos; Rivalidade econômica ( monopólios x liberdade de comércio e de produção).

• Revolução Puritana (1640-1649) o Confronto entre o rei Carlos I e o Parlamento;

o Vitória das forçasparlamentares; o Implantação da República.

• Ditadura de Oliver Cromwell (Lorde Protetor) o Apoio do exército e da burguesia; o Inglaterra torna-se uma potência naval e comercial; o 1660: morte deCromwell.

• Restauração ( 1660-1688 ) o Retorno à monarquia; o Novos conflitos entre a Coroa e o Parlamento; o 1680: divisão do Parlamento entre conservadores (Tories) e liberais ( Whigs ); oAbusos reais ( Jaime II ): união dos parlamentares entre si e com Guilherme de Orange ( Holanda ).

• Revolução Gloriosa ( 1688 ) o Deposição de Jaime II; o Triunfo do liberalismo sobre o absolutismo;o Supremacia legal do Parlamento ( Bill of Rights, em 1689 );

o Monarquia limitada.



John Locke (1632 – 1704)

Em 1689 – 90 Publica suas principais obras:  Cartas sobre a tolerância Ensaio sobre o entendimento humano  Dois tratados sobre o governo civil.




Opositor dos Stuart - Refugiado na Holanda. Retornou à Inglaterra após o triunfo da Revolução Gloriosa Nasceu: 1632Família Burguesa da cidade de Bristol. Seu pai, comerciante puritano, combateu na guerra civil nas fileiras do exército do Parlamento. Em 1652 Locke foi estudar em Oxford, formando-se em medicina eposteriormente professor daquela Universidade.







Em 1666 foi requisitado como médico e conselheiro de Lorde Shaftesbury. Em 1683 Refugiou-se na Holanda.

 

Considerado ofundador do empirismo.



Teoria da Tábula rasa do conhecimento, desenvolvida no (Ensaio sobre o entendimento humano), onde afirma:
Suponhamos, pois, que a mente é, como dissemos, um papel branco,...
tracking img