John locke

Páginas: 11 (2549 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
O 2° Tratado Sobre o Governo Civil – John Locke

Locke nasceu em 1632. Filho de um advogado e proprietário rural do Somerset, no sudoeste de Inglaterra, que se transformou em capitão de cavalaria durante a Guerra Civil, Locke despertou muito cedo para os problemas da vida política inglesa da sua época. Depois de se ter se formado na Westminster School, fez o mestrado no Christ Church,Oxford, em 1658. Formou-se em medicina, tendo-se tornado o médico de Lord Shaftesbury, membro do círculo íntimo do rei Carlos II. Carlos regressara do exílio em 1660, numa onda de reacção popular contra a tirania e a austeridade do regime cromwelliano, no qual seu pai havia sido executado. No entanto, à medida que o seu reinado progredia, a realeza tornava-se cada vez menos popular, especialmente porqueo herdeiro do trono, Jaime, o irmão do rei, era um católico firme, e a Inglaterra era Anglicana. Em 1666 conheceu Lord Ashley, conde de Shaftesbury em 1672, passando a integrar a casa do aristocrata, chefe do partido Whig. . Assim, quando Shaftesbury foi nomeado Lorde Chanceler, Locke tornou-se o seu secretário para a apresentação de benefícios. Shaftesbury chefiou o partido liberal, queprocurava excluir Jaime da sucessão; teve de fugir do país, depois de, em 1683, ter estado implicado numa conspiração contra os irmãos reais. Locke acompanhou-o à Holanda e passou os anos de exílio a compor a sua mais importante obra filosófica, o Ensaio sobre o Entendimento Humano, publicado em diversas edições nos últimos anos da sua vida, a vida política de Locke fê-lo viajar bastante.

A obra“Segundo tratado sobre o governo civil “ é, como indica seu título, um ensaio sobre a origem, extensão e objetivo do governo civil. Nele, Locke sustenta a tese de que nem a tradição nem a força, mas apenas o consentimento expresso dos governados é a única fonte do poder político legítimo. Pode ser entendido também como uma justificação ex post facto da Revolução Gloriosa, onde Locke fundamenta alegitimidade da deposição de Jaime II por Guilherme de Orange e pelo Parlamento com base na doutrina do direito de resistência. Segundo o autor, seu ensaio estava “destinado a confirmar a entronização de nosso Grande Restaurador, o atual Rei Guilherme; a justificar seu título em razão do consentimento do povo, pelo que, sendo o único dos governos legais, ele o possui de modo mais completo e claro do quequalquer outro príncipe da cristandade”.
Locke tornou-se célebre principalmente como autor do Segundo tratado, que, no plano teórico, constitui um importante marco da história do pensamento político, e, a nível histórico concreto, exerceu enorme influência sobre as revoluções liberais da época moderna.


Direito Natural:

Locke dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitosnaturais: direito à vida, à liberdade e à propriedade. Para garantir esses direitos naturais, os homens haviam criado governos. Se esses governos, contudo, não respeitassem a vida, a liberdade e a propriedade, o povo tinha o direito de se revoltar contra eles. As pessoas podiam contestar um governo injusto e não eram obrigadas a aceitar suas decisões. No seu “Primeiro tratado sobre o governo civil”,critica a tradição que afirmava o direito divino dos reis, declarando que a vida política é uma invenção humana, completamente independente das questões divinas. No “Segundo tratado sobre o governo civil”, expõe sua teoria do Estado liberal e a propriedade privada.


Leis Naturais:

Todo governo terrestre é produto apenas da força e da violência, e que em sua vida em comum os homens nãoseguem outras regras senão as dos animais selvagens,
em que o mais forte é quem manda, e assim justificando para sempre a desordem e a maldade, o tumulto, a sedição e a rebelião.


Estado Natural:

Também chamado de Estado de Natureza, é o estado anterior à constituição da sociedade civil. Todos os autores contratualistas admitem, de certa forma, um "estado de natureza". Alguns dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • JOHN LOCKE
  • John locke
  • John locke
  • JOHN LOCKE
  • John Locke
  • John locke
  • John locke
  • john locke

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!