John locke e o inatismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Outras consideracoes acerca dos principios inatos, tanto especulativos como práticos

Para inicio de conversa John Loke é um empirista, então é natural que ele neque a existencia de principiosinatos. O conhecimento esta nas coisas sencivel. Em seu livro “Ensaio acerca do entendimento humano” ele tenta compater de todas as formas possiveis o inatismo. Aqui nos deteremos apenas ao terceirocapitolo de sua obra que tem como titulo “Outras consideracões acerca dos principios inatos, tanto especulativo como praticos”
“Os principios não são inatos, a menos que suas ideias sejam inatas.” (Locke,1706). Os que acreditam no inatismo compreeedem os principios inatos como um todo, se fossem compreendidos separadamento não teriam como argumentar a seu favor. Já que se as ideias que forma esseverdade não for verdadeira, seria impossivel que o inatismo fosse verdadeiro.
Enfim para que as ideias fosem inatas teria que estar na mente todo o tempo. E as crincãs não têm essas ideias. Tais ideiasdeveriam ser compreendidas por completo desde o nascimento. Nisso se consiste o inatismo, mas as crianças nascem desprovidas dessas ideias, e elas lhes são ensinadas. Logo o inatismo não é possivel.A ideia de Deus não é inata. Porque exitem povos que não tem nenhuma noçao de Deus, e o argumento do inatismo afirma que a ideia de Deus esta em todos. E mesmo se todos os homens tivessem a noção deDeus isso não seria inato. O sol, a lua, são conhecidos universalmente e nem por isso são ideias inatas.
A ideia de sustância não é inata. Parece que a ideia de sustância não pode ser obtida pelarazão ou pela sensação. Mas isso não acontesse quando jogamos a ideia de suatância para a mente isso não muito claro. Locke continua afirmando que as ideias inatas não podem estar na memoria. Segundoo inatismo não apenas lembramos o que já sabemos isso não é possivel, pois quando a ideia surge na mente é uma ideia nova, que nunca fora conhecida antes.
Locke vai mais além ainda é diz que o...
tracking img