John locke e cpte

4345 palavras 18 páginas
BIOGRAFIA
John Locke (1632-1704) foi um filósofo inglês. Fundador do Empirismo. Teoria que afirmava que o conhecimento era determinado pela experiência, tanto de origem externa, nas sensações, quanto interna, a partir das reflexões. Em sua obra "Dois Tratados sobre o Governo", contestava o Absolutismo e a doutrina do Direito Divino dos Reis.
John Locke (1632-1704) nasceu no dia 29 de agosto, em Wrington no norte da Inglaterra. Filho de um pequeno proprietário de terras. Foi aluno da Universidade de Oxford. Estudou Filosofia, Ciências Naturais e Medicina. Lecionou Filosofia, Retórica e Grego, também na Universidade de Oxford. Estudou as obras de Francis Bacon(1561-1626) e René Descartes (1596-1650). Afirmava Locke que todos os homens ao nascer tinham direito à vida, à liberdade e à propriedade. Sua teoria foi de encontro ao absolutismo na Inglaterra.
Como filósofo político é considerado o visualizador da democracia liberal, onde a liberdade e a tolerância é o princípio fundamental do direito humano. Sua teoria criticava o direito divino do rei, afirmando que os regimes de governo eram criação humana e que não tinham origem nas questões religiosas.
Como representante do individualismo liberal, defendeu a monarquia constitucional e representativa, que foi a forma de governo estabelecida na Inglaterra, depois da Revolução de 1688. Contribuiu para o desenvolvimento teórico do Liberalismo e do Contratualismo, junto àseu conterrâneo Thomas Hobbes (1588-1679) e o francês Jean-Jacques Rousseau (1712-1778).
Locke exerceu grande influência sobre vários filósofos de sua época, entre eles, George Berkeley e David Hume. Seu discípulo Francês, EtienneCondilac, usou sua Teoria Empírica para criticar a Metafísica, no século seguinte.
Passou vários anos na França e na Holanda e só voltou à Inglaterra quando Guilherme de Orange é coroado rei.
Principais Obras: * Cartas sobre a Tolerância (1689); * Dois Tratados sobre o Governo (1689); * Ensaio acerca do

Relacionados