John huss & lutero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| |


Academi missionária nova vida

JOHN HUSS & LUTERO




Rio de Janeiro — Julho de 2011ACADEMIA MISSIONÁRIA NOVA VIDA

JOHN HUSS & LUTERO

Trabalho referente a síntese do filme de John Huss e Martin Lutero com vistas à aprovação em História, apresentado à Profa. Monica Rosa, Turma 2.011, 1° Período, do Curso de Capacitação Missionária do Conselho de Nova Vida – Nova Vida CaxiasRio de Janeiro — Julho de 2011
















Resumo





O objetivo deste trabalho é apresentar de maneira sucinta alguns momentos relevantes do filme com base na história de Martin Lutero e John Huss..


Jonh Huss nasceu entre 1369 e 1374, Husinetz, ao sul da Boêmia. Sua morte foi documentada com todosos detalhes. Através desta, Jonh Huss é considerado o “João Batista” de Martinho Lutero. Enquanto ele era queimado na estaca, disse: “Hoje vocês queimam um ganso insignificante, mas daqui a cem anos ouvirão o canto de um cisne que não será queimado, e nenhuma artimanha ou armadilha o prenderá”. Muitos interpretam que o cisne se referia a Martinho Lutero, porque cem anos depois ele não foi queimadona estaca por dizer as mesmas coisas pelo que Huss fora condenado.   


Martin Lutero carregou consigo, durante algum tempo, um extremo desejo de se tornar padre. Em 1507 chegou a Enfurt, na Alemanha para trabalhar como professor de Teologia na Universidade de Wittemberg que fora fundada pelo Príncipe Frederico III. Em sua primeira missa, Lutero obteve um desequilíbrio emocional. Na verdade,dúvidas que pairavam em sua mente, começaram a ganhar força. A partir deste momento, tais questionamentos sobre a postura da Igreja Católica começaram a incomodar os conceitos de Lutero, que acreditava na existência de um caminho "gratuito" ao amor de Cristo e da salvação.

Introdução




Durante o seu exílio, Huss teve a oportunidade de concluir uma de suas obras mais importantes, “DeEcclesia”. No ano de 1414, os líderes da Igreja Romana se reuniram para um Concílio em Constança (atualmente na Alemanha), e John Huss foi convocado a comparecer a fim de esclarecer seus ensinos controversiais com o da Igreja. O imperador Boêmio, Sigismund, prometeu salvo-conduto, mas, após um mês em Constança, os seguidores do Papa João XXIII o prenderam, e ele foi impelido pelo Concílio de seretratar. O resultado do trabalho de Huss e de tantos outros foi vista um século depois, na pessoa de Lutero.


Depois de Tomar ciência do "comércio de indulgências" oferecido pela Igreja Católica, aos fiéis, Martin Lutero voltou de Roma, muito decepcionado com a postura da Igreja, Lutero sentia-se atormentado pelo Diabo. O filme mostra em várias situações que Lutero acreditava que conversava com oDiabo.


Lutero passou a ter certeza de que a igreja não se comportava de maneira harmoniosa com a Palavra de Deus. Quando suas dúvidas o abatiam, ele dialogava com o Diabo, ele tinha uma espécie de Dissonância Cognitiva, que se refere ao conflito entre duas ideias, crenças ou opiniões incompatíveis, ele acusava o diabo de provoca-lo com tentações, por causa de posição em relação ao que erapregado e pôde ver com seus próprios olhos situações diversa. Observou muitas pessoas entregando o pouco que tinha para seu sustento em nome da tal salvação apresentada pela igreja católica.

DESENVOLVIMENTO








Estando Lutero com o Príncipe Frederico fundador da Universidade, que mostrava admiração por ele, por sua inteligência e dedicação presente em suas aulas, e também por seu...
tracking img