John Dewey

Páginas: 24 (5798 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014

COLÉGIO ESTADUAL DE PATO BRANCO
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM NÍVEL MEDIO , NA MODALIDADE NORMAL INTEGRADO










JOHN DEWEY









2014
EMILLYN GONÇALVES DOS SANTOS Nº 03















Trabalho apresentado na Disciplina de Fundamentos Históricos e Políticos Da Educação Infantil, paraobtenção de notas parciais do 1º Trimestre/2014.Professora Eli Terezinha Rodrigues dos Santos.





2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho procura traçar uma trajetória histórica da influência de John Dewey (1859-1952), na educação brasileira. É possível estabelecer dois momentos distintos dessa influência Deweyana no Brasil: o período 1930 a 1950 e, posteriormente, a década 1990. O primeiro momentofoi marcado pelo embate político de introdução do ideário escolanovista no Brasil, merece destaque Anísio Teixeira (1900-1971), principal interlocutor de Dewey no Brasil. No segundo período da influência, Dewey aparece atrelado à Formação de Professores, sobretudo a partir da noção de Professor Reflexivo. A retomada, nessa segunda fase, se dá pela adoção de educadores estrangeiros, como: Nóvoa,Schön, McLaren, entre outros. Esse percurso histórico tomamos em análise no presente artigo. As idéias pedagógicas de John Dewey tiveram uma importante influência sobre a educação brasileira. Nosso estudo estabelecerá dois momentos distintos que acentuam essa influência. O primeiro deles é, sem dúvida, o Movimento dos Pioneiros da Escola Nova (1932). Nesse primeiro momento é significativo o aspectopolítico das idéias deweyanas no Brasil, mormente por meio da atuação de Anísio Teixeira (1900-1971). Coube ao eminente educador brasileiro a tradução das principais obras de Dewey para a língua portuguesa, bem como a difusão das idéias deweyanas na educação brasileira. Anísio Teixeira foi aluno de John Dewey na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, daí sua estreita relação com o pensamentodo filósofo norte-americano. Outro momento da influência deweyana na educação brasileira é a década de 1990. Nesse momento, John Dewey não aparece de forma tão direta e explícita como na década de 1930. Dewey é retomado a partir de conceitos fundamentais do seu pensamento, como a noção de pensamento reflexivo. Na primeira fase da influência de Dewey na educação brasileira se acentua mais o aspectopolítico, na tentativa de formação de uma escola pública e laica para o Brasil. Já na segunda fase, o educador norte-americano aparece atrelado à formação de professores, em especial com o conceito de Professor Reflexivo difundido por autores como Antônio Nóvoa (1999; 1992), Donald Schön (1992; 2000) e Peter McLaren (1997), entre outros. São autores estrangeiros que trazem Dewey novamente para oBrasil a partir da área de formação de professores. Portanto, nessa fase se sobressai o aspecto pedagógico em detrimento do político. É essa trajetória, no âmbito da história das idéias pedagógicas no Brasil que pretendemos realizar com o nosso trabalho. A filosofia deweyana remete a uma prática docente baseada na liberdade do aluno para elaborar as próprias certezas, os próprios conhecimentos, aspróprias regras morais.




John Dewey

Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo - uma vez que, para essa escola de pensamento, as idéias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais. No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve nachamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento - físico, emocional e intelectual. 

O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • John dewey
  • JOHN DEWEY
  • JOHN DEWEY
  • John dewey
  • John Dewey
  • John Dewey
  • John dewey
  • John dewey

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!