John dewey

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto de Estudos Superiores de Fafe

"Somos livres no grau em que agirmos sabendo
o que pretendemos obter."

John Dewey
(1859 - 1952)

Curso: Educação Básica – 1º ano
Disciplina: Ética, História, e Filosofia da Educação
Docente: Dr. Victor Costa
Discente: Eugénia Paula Novais Pereira nº 25142

Janeiro 2010

Introdução

O presente trabalho insere-se no âmbito dadisciplina Ética, História e Filosofia da Educação, e tem como tema principal “John Dewey”.
John Dewey, um dos mais notáveis filósofos americanos da educação, deixou um legado educacional muito amplo no qual procura estabelecer uma educação activa com o preceito de que a escola se traduz por uma “sociedade em miniatura”.
O enquadramento do meu trabalho, passa por uma pequena referência àvida de John Dewey, a criação da Lab School, que constitui um verdadeiro campo experimental de ensino, onde são testadas teorias e ideias educativas e por último as suas principais ideias educacionais, como Dewey pensava a educação para as novas gerações.
Através desta pesquisa, pretendo chegar a uma conclusão sobre o autor e o seu contributo para a educação actual.

BiografiaJohn Dewey nasceu a 20 de Outubro de 1859 em Burlington, uma pequena cidade agrícola do estado norte-americano de Vermont e faleceu a 1 de Junho de 1952 em New York, aos 93 anos. A origem social e a consciência democrática das populações de Vermont parecem ter sido marcantes para a sua personalidade independente e crítica. Na escola, teve uma educação desinteressante e desestimulante, o que foicompensado pela formação que recebeu em casa. Ainda criança, via sua mãe confiar aos filhos, pequenas tarefas para despertar o senso de responsabilidade. Completou os estudos na Universidade do Vermont em 1879 e tornou-se professor do secundário até Setembro de 1882, quando entrou de novo na universidade, desta vez na Universidade Johns Hopkins para estudar Filosofia. Depois de obter o doutoramento,foi convidado a fazer parte do Departamento de Filosofia da Universidade de Michigan, no qual se manteve, com um interregno entre 1888 e 1889, durante o qual foi Professor de Filosofia Mental e Moral na Universidade de Minnesota. Em 1889 Dewey retornou à Universidade de Michigan, onde se tornou chefe do seu departamento até 1894. Em 1894 Dewey foi convidado para ser responsável pelo Departamentode Filosofia, Psicologia e Pedagogia da então recentemente formada Universidade de Chicago. Nesta Universidade Dewey participou no denominado "Ciclo de Chicago", responsável pelo desenvolvimento da Filosofia do Pragmatismo e criou e impulsionou o desenvolvimento de uma escola-laboratório, a qual fico mais tarde conhecida como Lab School. A criação da Lab School, cujo objectivo era o desenvolvimentode novas teorias e métodos de ensino, e não o treino de futuros professores, e as dificuldades criadas pelos encargos financeiros inerentes à manutenção desta escola promoveu a crítica de detractores de Dewey. Embora tendo o apoio da Universidade na altura, Dewey sentiu muitas dificuldades, as quais o levaram em 1904, e sem perspectivas de emprego futuro, a renunciar a este cargo. Em 1904 Deweymuda-se para a Universidade de Columbia (New York), onde se manteve até à sua reforma em 1930. Mesmo após a sua reforma John Dewey manteve-se activo, e ao longo da sua vida participou na elaboração de 40 livros e apresentou mais de 700 artigos.

A criação da escola-laboratório ou Lab School
No seu ensaio "A Escola e a sociedade a criança e o currículo" Dewey refere que "a comunidade deverequerer para todas as suas crianças aquilo que os melhores e mais sábios pais querem para os seus próprios filhos". (Dewey, 2002, p.17). Esta parece ser também a máxima que orientou as "experiências" por si supervisionadas e orientadas na "sua" escola-laboratório ou Lab School (como ficou depois conhecida) que fundou em 1896, na Universidade de Chicago. Esta escola constitui um verdadeiro campo...
tracking img